5 Dicas para divulgar seu evento usando marketing digital

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Organizar um evento não é uma tarefa fácil. Não são poucos os desafios de quem está organizando um, seja ele pequeno, médio ou de grande porte.
Se já não bastantes os inúmeros desafios na organização e estrutura, divulgar o seu evento e conseguir atrair pessoas também não é nada fácil.
Não é segredo para ninguém o fato que
Por isso separamos algumas dicas para ajuda-lo a ter sucesso na hora de divulgar seu evento utilizando o marketing digital, são elas:
 

1- Utilize aplicativos para promover seu evento com baixo custo

Existem no mercado, uma grande variedades de aplicativos para divulgação de eventos. Eles permitem que você cadastre seu evento, e exibem-no para sua base de usuários, a partir das buscas e dos interesses de cada um.
Estes aplicativos, são uma excelente maneira de atrair tráfego qualificado e com altas chances de conversão para sua landing page, sem gastar altas quantias com isso. Alguns destes apps também possuem maneiras de promover seu evento de forma “patrocinada” dentro da plataforma.
Um dos apps mais utilizados atualmente é o Sympla, uma plataforma online de eventos que permite aos usuários encontrar eventos procurando por categoria, local e data, alem de poderem compartilhar avaliações e comentários, funcionamento basicamente como uma rede social.

2 – Faça anúncios nas redes sociais para seu público alvo

Sua audiência está dentro das redes sociais, isso é fato. Porem, nem sempre sua empresa as utiliza da forma correta na hora de divulgar seu evento.
Uma excelente pedida é utilizar as ferramentas de anúncio de cada rede social para aumentar o alcance de seu evento e tornar sua abordagem mais precisa para seu público alvo.
Nossa sugestão é que você utilize a ferramenta de eventos do facebook ads para impulsionar seu evento, ao mesmo tempo em que direciona anúncios para seu público alvo, enviando-os para suas landing pages.
A grande vantagem do facebook ads neste caso, é que ele permite que você filtre as pessoas que gostaria de alcançar a partir de seus interesses dentro da rede social, por exemplo: vamos supor que você tem interesse em impulsionar um show de rock, você pode direcionar seu anúncio para jovens do gênero masculino que gostam de rock e frequentam shows de heavy metal. Tornando assim sua abordagem muito mais precisa e aumentando suas conversões.

3 – Aproveite a autoridade dos palestrantes na hora de divulgar

Não deixe de aproveitar a autoridade e o alcance que os influenciadores que estarão participando de seu evento tem nas redes sociais. Negocie com cada um deles para que sejam feitas divulgações periódicas do evento, direcionando os usuários para páginas de conversão. Afinal, é do interesse deles atrair o maior número de pessoas possível para o evento.
Esta forma, alem de “barata”, é extremamente funcional, pois você aproveita a autoridade que aquele influenciador possuí com sua audiência, para atrai-los ao evento.
A dica é: produza peças gráficas de divulgação para cada influenciador, com a identidade visual do evento acompanhado de uma foto ou imagem que remeta a esta pessoa, e entregas para que sejam publicadas nas redes sociais.
Alem disso, caso não seja possível utilizar os canais autorais destas personalidades, peça para que seja liberado ao menos o direito de imagem, para que você possa realizar anúncios utilizando suas fotos e conteúdos.

4 – Utilize gatilhos mentais

Escassez, urgência, autoridade, reciprocidade. Estes são alguns dos gatilhos mentais mais utilizados no mundo dos negócios para auxiliar na difícil tarefa de persuadir e influenciar.
Se você ainda não utiliza gatilhos mentais em sua comunicação de marketing digital, saiba que pode estar perdendo muitas conversões.
Existem diversas aplicações possíveis para os gatilhos mentais no contexto de eventos, algumas delas são:

Escassez

Ao informar a seu cliente, que o número de vagas para seu evento é limitado, você o influência a tomar a decisão com agilidade, com medo de não poder mais adquirir seu ingresso.

Urgência

Alterações de lote, normalmente trazem a tona o sentimento da urgência, pois estão atreladas ao fator tempo, o que traz a tona a ideia de que existe um prazo para tomada de decisão.

Autoridade

Ao utilizar imagens e frases de seus palestrantes, ou até mesmo ao exibir os patrocinadores de seu evento, você ativa o gatilho mental da autoridade, apropriando-se da influência de cada uma destas empresas e pessoas e mostrando que entende do assunto (e que seu evento é de qualidade)

5 – Faça anúncios de retargeting

Nem sempre os visitantes do seu website irão realizar uma compra no momento em que visitarem seu website, o que não significa que ele não tenha, de uma maneira geral, potencial de compra, mas sim, que ele não está no momento certo para realiza-la.
Alem disso, em muitos casos, esta visita veio através de campanhas de links patrocinados, o que significa que teve um alto custo para ser adquirida, e por conta disso, não faz sentido perde-la e investir quantias similares todas as vezes para atrair novos visitantes.
Para solucionar este problema, existem as chamadas campanhas de retargeting, nas quais você consegue exibir seus anúncios (tanto nas redes sociais quanto na rede de pesquisa do google) somente para pessoas que já visitaram seu website, ou que já são leads.
O retargeting é uma excelente maneira, de trazer novamente visitantes que não converteram em seu website a um custo mais baixo e com maiores taxas de conversão.

Conclusão

Este post tem como objetivo ajudar sua empresa a promover com mais eficácia seu evento dentro dos canais de marketing digital.
Precisa de ajuda para atrair pessoas para seu evento? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajuda-lo!

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