Inbound Marketing para Franquias: Tudo o que você precisa saber

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

O mercado vem sofrendo uma série de transformações nos últimos anos devido a ascensão das ferramentas digitais, popularização dos Smartfones e o aumento no acesso a internet.
Estas mudanças têm impactado a forma com que as empresas fazem negócios, isto porque a forma como o consumidor tem contratado serviços e produtos já não é mais a mesma.
O processo de aquisição de bens e serviços e a jornada de compra do consumidor estão totalmente envolvidas pelo Digital.
Estar atento a essas mudanças é fundamental para as empresas que querem se perpetuar no mercado de franquias. E as empresas que não adaptarem a sua comunicação e a maneira com que planejam suas estratégias de marketing ficarão para trás.
Devido à quantidade enorme de informações disponíveis no meio digital, a briga pela atenção do usuário tem sido ferrenha, formas tradicionais de marketing mais “intrusivas” tem se mostrado completamente ineficientes em seus objetivos.
Para ajudá-lo a enfrentar este desafio, preparamos este post falando um pouco a respeito da nova forma de se fazer marketing que tem sido adotada por diversas empresas do setor de franquias e de diversos segmentos.
Confira abaixo este artigo que preparamos a respeito do inbound marketing para franquias:

O que é inbound marketing

Muito tem se falado a respeito de inbound marketing e sobre os benefícios que esta metodologia traz tanto no processo de construção e valorização de marca quanto na aquisição de clientes e franqueados.
Mas afinal, o que é o inbound marketing?
De forma bem simples podemos definir o inbound marketing como uma metodologia que busca atrair pessoas a partir de uma comunicação que gera valor para elas, ao invés de interrompê-las buscando despertar seu interesse por meio de ações intrusivas.

E por que o Inbound Marketing é bom para franquias?

A principal vantagem do inbound marketing é que ele oferece uma comunicação que consegue impactar pessoas em momentos distintos da jornada de compra.
Se imaginarmos processo pelo qual a pessoa que busca adquirir uma franquia passa até a aquisição, veremos que não é um processo simples que leva tempo e demanda muitas informações distintas.
Na prática a maioria das pessoas não está buscando contratar naquele momento, mas está em uma fase de pesquisa e validação de opções por exemplo.
Ao invés de estabelecer uma comunicação voltada somente aqueles que já estão em um estágio mais avançado, uma franquia poderia pensar em desenvolver conteúdos para auxiliar os seus clientes em potencial no processo de pesquisa e comparação de prazo de retorno sobre o investimento por exemplo.

Mas e na prática, como funciona?

Comece desenvolvendo conteúdos para seu público com o objetivo de atrair visitantes para o seu site.
Em complemento, desenvolva ofertas de conversão para transformar este visitante em um lead para ai então iniciar um relacionamento com este contato até o momento de aquisição da franquia.

Quais resultados o Inbound Marketing pode trazer?

O inbound marketing tem trazido resultados significativos para as empresas que utilizam a metodologia. Um dos principais benefícios é a geração de oportunidades comerciais a partir de um trabalho efetivo no funil de vendas.
Utilizando ferramentas como Landing pages, e-mail marketing, automação de marketing, marketing de conteúdo, lead scoring e Lead tracking é possível aumentar volume de leads gerados e trabalhar a qualificação dos contatos para o time de vendas de sua empresa.
Além disso o inbound marketing pode atuar diretamente com o consumidor final fortalecendo a marca, atraindo pessoas que ainda não conhecem a franquia estabelecendo uma comunicação que na prática pode trazer um aumento significativo no faturamento dos franqueados.

Como implementar uma estratégia de inbound marketing?

Defina objetivos

Como em qualquer projeto o primeiro passo é estabelecemos metas e objetivos que deverão ser alcançados ao longo de um período de tempo. 
Para definir esses objetivos você pode começar fazendo uma análise de sua estratégia a partir do seu funil de marketing atual.
A partir daí é possível identificar gargalos na operação e trabalhar para que estes problemas sejam resolvidos, traçando metas e objetivos para os próximos meses.

Escolha bem os canais

Muito se fala a respeito da presença que a sua franquia deve ter dentro das e sociais, mas o mais importante é estar presente nos canais corretos.
Para isso é necessário uma análise mais aprofundada a respeito do seu público, buscando entender onde ele passa a maior parte do seu tempo e onde ele busca informações para resolução de problemas.
Alguns exemplos de canais:

  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter)
  • Youtube
  • Sites de notícia (exame, G1, PEGN, etc)
  • E-mail
  • Google

Invista tempo na página de captura de franqueados

De nada adianta atrairmos as pessoas certas se na hora de captarmos as informações para iniciarmos um contato nossa página de captura não estiver otimizada.
Por isso, invista tempo e recursos na criação de uma página de qualidade para captura dos franqueados. Além de um bom design, é muito importante que sua página exponha todas as informações necessárias para o usuário.
Uma boa página de conversão precisa ter seu conteúdo tão apurado conta fala de um bom vendedor.

Por onde começar?

Avalie se você possui os recursos para iniciar um projeto

Muitas vezes é difícil para uma empresa dispor de todos os profissionais necessários para a execução de um projeto de inbound marketing.
Por isso, antes de pensar iniciar, é muito importante analisar quais são os recursos necessários para o andamento das atividades.
Normalmente uma equipe de inbound marketing possui ao menos:

  • Redator
  • Programador
  • Designer
  • Gestor de projetos
  • Analista de mídia paga
  • Analista de SEO

A quantidade destes profissionais pode variar, além disso, nada impede que você comece o projeto aos poucos a partir de uma frente, e vá avançando à medida que consegue resultados.

Procure o auxílio de parceiros estratégicos

Algumas empresas tem se especializado na elaboração de estratégias execução de projetos de Inbound Marketing.
Aquisição de um parceiro para auxiliar na elaboração da estratégia e/ou operação tem se mostrado uma excelente alternativa devido a complexidade e alto número de profissionais necessários para a execução de um projeto.
Considere está opção, caso sua empresa não disponha de todos os recursos necessários.

Conclusão

O inbound marketing é uma excelente estratégia para franquias. Tanto para o fortalecimento da marca quanto para aquisição de novos franqueados.
Uma boa maneira de começar com inbound marketing em sua franquia é traçando metas e objetivos a partir do seu funil de marketing digital.Com isso é possível definir os canais que serão trabalhados para aquisição de novos leads e oportunidades comerciais.
Além disso, uma boa página de captura é fundamental para que toda estratégia não vá por água abaixo.

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