4 Erros comuns no design de seu site e como resolve-los

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Ter um bom design em seu website é fundamental quando falamos de uma boa estratégia de marketing digital. Quanto mais acessos um determinado site possui, mais podemos sentir os impactos negativos de um design mal planejado.

Separamos 4 erros extremamente comuns que acontecem na hora de definir o design de seu website, e que acabam reduzindo drasticamente suas conversões e comprometendo suas vendas, confira abaixo:

1 – Design sem objetividade

Cada página de seu site possui um objetivo único, um porque de existir, um proposito a ser cumprido. Se o seu usuário não consegue identificar o objetivo pelo qual ele está naquela página, é bem provável que suas taxas de conversão estejam sendo prejudicadas.

Para resolver este problema, comece pensando no objetivo de cada uma das páginas de seu site. Uma página de produto, na maioria das vezes, deve guiar o usuário para a compra ou para a solicitação de um orçamento.

Para isso, é interessante usarmos recursos como: contraste de cores, encapsulamento de objetos, além de, é claro, aproveitarmos os espaços em branco para direcionarmos o olhar do visitante. Lembrando sempre de que a informação e o conteúdo da página precisam ser escaneáveis, ou seja, ao passar o olho pela página, o usuário precisa compreender a mensagem transmitida, e entender qual ação deve ser tomada.

2 – Ausência de “Chamada para a Ação” (Call to Action)

Um call to action, nada mais é do que um botão ou link que levam o usuário a tomar uma determinada ação, como comprar um produto ou solicitar o orçamento. Normalmente, os calls to actions (CTA) representam o objetivo principal daquela página.

Vale ressaltar a importância que seus CTA sejam claros e objetivos,  podendo utilizar de todos os recursos já citados, como um bom contraste de cores e um bom uso dos espaçamentos, para conduzir o olhar do leitor e auxiliar a tomada de decisão.

3 – Não adaptar-se aos dispositivos móveis

O número de smartphones cresce a cada ano, em alguns países, o número de celulares já é maior que o número de habitantes.

Se analisarmos os dados de pesquisa do Google, veremos um crescimento médio que beira os 30% somente nos últimos 2 anos para pesquisas através de dispositivos móveis, sendo que, apenas uma pequena parcela da web possui páginas em formato responsivo (adaptável aos dispositivos móveis), além do fato de que este número tende a crescer a cada ano.

Cada vez mais, os usuários realizam pesquisas através de celulares e tablets. Fazer com que seu site ofereça uma boa experiência aos usuários de smartphones é essencial para garantir o sucesso de sua estratégia de marketing digital e maximizar suas conversões.

4 – Ser muito lento

Além de ser um ponto cada vez mais relevante da perspectiva de SEO, a velocidade é extremamente importante para garantir a permanência de um visitante em um site. Estima-se que 40% dos usuários abandonam uma página caso ela demore mais do que 3 segundos para carregar.

Mas, como saber se a velocidade de meu site está de acordo com a expectativa do usuário? Bom, pensando nisso, serparamos algumas ferramentas para que você possa analisar o desempenho do seu site:

Google Pagespeed:  https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Ferramenta do google que analisa a velocidade do site, e seu desempenho e usabilidade nos dispositivos móveis. Além disso, ela também aponta as principais causas do problema, oferecendo soluções para correção.

Pingdom Tools:  http://tools.pingdom.com/fpt/

Software que mostra exatamente qual o tamanho de cada um dos arquivos de seu site, alem do tempo de carregamento total.