4 passos para começar uma estratégia de e-mail marketing

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt


E-mail marketing é uma excelente ferramenta para impactar pessoas interessadas no seu negócio. Diferente do que muitas pessoas  pensam,  o e-mail marketing dá e muito  resultado.
Se trabalhado da maneira certa,  ele é capaz de engajar e educar sua audiência e avança-la na jornada de compra.
Mas não se engane, um bom email marketing vai muito além de uma simples oferta promocional ou cupons de desconto.  Neste post Iremos detalhar quatro passos para você começar a fazer email marketing da forma certa.

Escolha seu sistema para disparo de emails

Existem dezenas de ferramentas disponíveis no mercado, aqui na Midhaus  nós utilizamos o RD Station, para nós e para nossos clientes. Mas você pode utilizar qualquer outra plataforma.
Algumas delas são: MailChimp, Mailee, RD Station, E-goi

Gere uma lista de e-mails

Esta pode ser uma parte complicada caso você ainda não tenha uma lista de contatos, mas não será difícil gerar uma lista se você tiver com os conteúdos publicados e pessoas interessadas em novidades sobre o seu negócio e sobre o seu mercado.
Antes de começar, é bom ter algo em mente; nunca, jamais compre uma lista de emails. Desempenho pode até ser bom no começo, mas em um segundo momento  a performance dos seus e-mails cairá e isto pode até prejudicar entregabilidade do seu domínio. E você não quer isso, não é mesmo?

Como começar a captar e-mails?

Existem duas principais formas decapitar e-mails montar uma lista,  a primeira delas é Inserindo pontos de captura em seu blog ou site.
As pessoas interessadas poderão inserir seus e-mails para receber novidades e acompanhar os novos disparos de e-mail.

a segunda forma é por meio de materiais de conversão,  ou recompensas digitais. Que nada mais são do que conteúdos disponibilizados para aqueles que se inscreverem na sua lista.
Esses conteúdos são disponibilizados por meio de landing pages,  e após preencher o formulário o visitante fará parte da sua lista e se tornar um lead,  podendo receber os novos conteúdos e futuramente tornar-se um cliente.

Deixe claro vantagens  para as pessoas que se inscreverem em sua lista como os conteúdos que eles receberão em primeira mão, e as dicas que vão ajudá-lo a resolver problemas,  ou até mesmo os descontos imperdíveis que receberam por participar da sua lista.
No final lembre-se, todas as listas começam com 0 contatos, então não desista!

Faça seu primeiro template de e-mail

Agora chegou a hora de criar seu ter primeiro template de email,  e esta é uma parte bastante divertida do processo!
Dependendo do cliente que você está usando, será fácil para qualquer um Criar e configurar o e-mail. Dentro do RD Station por exemplo, é possível arrastar novos elementos editar texto como em um programa de edição normal. 

Escreva o seu conteúdo, defina as imagens que serão exibidas e prepare-se para ir para o próximo passo!

Dispare a mensagem

Antes de disparar a mensagem é importante estar atento a alguns pontos:

Assunto

O assunto é a parte muito importante do seu e-mail, é o principal critério pelo qual as pessoas abre o e-mail enviado.
Isto significa que, se o seu assunto não for bom suficiente eu não tiver otimizado para o dispositivo em que a pessoa está lendo o seu e-mail. São grandes as chances do seu e-mail não ser aberto.
Por isso preste bastante atenção no assunto  e esteja atento aos tamanhos e volume de caracteres para desktop (cerca de 70)  e para mobile (cerca de 35).

Erros ortográficos

antes de disparar seu e-mail é muito bom conferir novamente tudo que foi escrito para ver se existe algum erro de português, ou erros de coerência e coesão ao longo do texto. uma dica é pegar todo o conteúdo e submeter um corretor ortográfico ou até mesmo enviar e-mail de teste para pessoas da sua equipe.

Destinatários

é muito importante analisar para quem você está enviando o seu e-mail, você não vai querer enviar um e-mail que era para uma lista X há uma lista Y, não é mesmo? por isso não deixe de conferir o destinatário antes de enviar um e-mail.

Acompanhe os resultados

Por fim após disparado, não deixe de acompanhar os resultados do seu e-mail, quantas pessoas abriram e qual foi a taxa de cliques.
Além disso análise ao longo do tempo qual o impacto das estratégias de e-mail marketing nos seus resultados de vendas.
Se você tem dúvidas sobre como começar uma estratégia de e-mail marketing, Fique à vontade para nos mandar um e-mail pois teremos um prazer enorme em ajudá-lo.

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