7 dicas de marketing digital para alavancar seu negócio

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Introdução

Se você é proprietário de uma empresa e esta em busca de dicas para alavancar seu negócio, ou até mesmo quer entender por onde começar, saiba que você veio ao lugar certo.
Fazer sua empresa crescer a princípio não ser algo tão simples, mas a medida que você descobre o caminho certo, pode ter certeza que os resultados virão!
Nós da Midhaus preparamos este post com 7 dicas de ouro para ajuda-lo a alavancar seu negócio utilizando marketing digital.

1- Gaste tempo com planejamento

Antes de colocar a mão na massa, comece fazendo um bom planejamento. E para isso, você precisa de um objetivo bem claro.
Faça uma análise das forças e fraquezas do negócio e defina objetivos financeiros e comerciais, e faça com que seus objetivos de marketing estejam atrelados a eles.
Quantos novos clientes você quer conquistar no próximo ano? Qual é o número de vendas que você quer atingir? Qual faturamento? Tenha isso em mente antes de começar a pensar em quais canais, ou quais ações você irá realizar.
 

2 – Possua um calendário de ações e controle seu cronograma

Agora que você já tem um plano de ação, é hora de definir os prazos e responsáveis para cada atividade a ser realizada. Se você não tiver um calendário e uma boa estrutura de controle, a chance de sua estratégia ficar somente no papel é muito grande.
Você pode começar utilizando uma simples planilha de excel, ou algum modelo de calendário já utilizado em sua empresa. Uma boa dica é a utilização do Google Calendar, você só precisa criar um calendário personalizado, e pode compartilha-lo com todos os responsáveis da equipe, alem disso, você pode utilizar “cores” para identificar cada um dos tipos de tarefa (produção de conteúdo, revisão, edição, publicação, configuração, etc..).

3 – Tenha um blog corporativo

Seja qual for o tamanho de seu negócio, um blog corporativo é parte fundamental de uma boa estratégia de marketing digital, alem de ajudar sua empresa em se posicionar como referencia em seu nicho de atuação, alem de permitir ajuda-lo a atrair novos visitantes que poderão se tornar clientes.
O blog irá ajuda-lo a adquirir tráfego orgânico para seu website por meio de um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
O blog corporativo funciona, ainda, como uma excelente forma de personalizar e aprofundar a comunicação com seu publico alvo. Hoje, diversas empresas e startups tem seus principais executivos como produtores de conteúdo em seus blogs, buscando uma maior aproximação seus clientes em potencial.
Alem disso, não negligencie o potencial que um blog possuí para gerar negócios para sua empresa, se o seu conteúdo realmente ajuda o seu cliente, e o seu produto resolve esta dor, você tem grandes chances de gerar negócios através deste canal.

4 – Invista em campanhas de links patrocinados

Links patrocinados são extremamente importantes em uma estratégia de marketing digital, imagine que seu conteúdo é um produto e que a “mídia paga” é a forma eficaz de “distribuir” este conteúdo dentro da internet.
São diversas as ferramentas que permitem a promoção de conteúdos e ofertas através da compra de links ou impressões, porem, falaremos brevemente das duas mais utilizadas dentro do mercado:

Google adwords

Ferramenta de anúncios do google, que permite a você anunciar na forma de imagens (rede de display), texto (rede de pesquisa e parceiros) e video (youtube ads).
Se você é iniciante, nossa sugestão é que comece com anúncios de texto. Defina algumas palavras chave relevantes para seu negócio e crie anúncios para cada uma dessas palavras, direcionando-os para landing pages (páginas com ações claras e com conversão otimizada) para que o aproveitamento de seus cliques seja máximo.

Facebook ads

O facebook ads chegou para ficar, a ferramenta tem sido, nos últimos anos, principal adversária do google adwords no mundo.
Ela funciona de forma relativamente diferente de seu concorrente, enquanto o google adwords exibe seus anúncios com base nas buscas do usuário, o facebook permite que você “segmente” os usuários para quem gostaria exibir seus anúncios.

5 – Tenha uma boa estratégia de SEO

Links patrocinados são um excelente recurso, e quanto a isso não a dúvidas, contudo, um trabalho de SEO diferenciado, é capaz de ser um divisor de águas nos resultados de sua empresa.
SEO nada mais é do que uma sigla para “Search engine optimization”, que significa: otimização para os mecanismos de busca, é essa estratégia a responsável por fazer com que o seu post ou seu website apareça na primeira página das buscas do google.

6 -Faça campanhas de e-mail marketing

O E-mail marketing já se provou como um excelente canal de comunicação com leads e potenciais clientes. 93% dos usuários da internet possuem ao menos uma conta de e-mail a qual acessam regularmente. Se sua empresa utiliza e-mail marketing, é hora de repensar!
Comece escolhendo uma ferramenta de e-mail marketing de sua preferencia, então importe sua lista de contados e inicie alguns disparos para esta base, com o objetivo de promover seus conteúdos. Não deixe que sua comunicação por e-mail se limite a ofertas, ofereça conteúdo relevante para sua base de usuários.
Além disso, faça automações para nutrir os leads da sua base de acordo com o momento na jornada de compra em que cada um se encontra.

7 – Controle o retorno sobre o investimento

Este talvez seja o ponto mais importante entre todos os que comentamos aqui, pois, uma coisa é certa, nenhum investimento em marketing deve ser realizado sem que exista ROI (retorno sobre o investimento). Foi se o tempo em que o retorno era “intangível” ou limitado a questões a formas imensuráveis.
Quando falamos de marketing digital, praticamente todas as ações podem ter seu ROI mensurado, seja ela uma campanha de links patrocinados ou até mesmo um blog post. o calculo de ROI é simples:
ROI = Receita de vendas – Investimento em marketing e vendas / Receita

Conclusão

Se você gostou deste post, não deixe de compartilha-lo, caso sua empresa esteja enfrentando algum desafio com alguma das dicas citadas aqui, fique a vontade para entrar em contato conosco, ou solicite um diagnóstico de marketing digital totalmente gratuito, onde iremos analisar os principais pontos de sua estratégia de marketing digital.
 

Posts relacionados

Siga nossas redes sociais

Preencha o formulário abaixo para falar com um dos nossos especialistas:

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA FALAR POR WHATSAPP.