Como aumentar suas vendas por meio do Inbound Marketing

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Introdução

Se chegou até esse post, é porque quer descobrir como esta técnica, tão popular nos últimos tempos, pode ajuda-lo a aumentar suas vendas.

Seja você o proprietário de uma pequena empresa ou um gestor de marketing, se você ainda não aplica o Inbound Marketing, saiba que você pode estar perdendo muito dinheiro.

Neste post você irá aprender:

  • O que é Inbound Marketing
  • As etapas do Inbound marketing
  • Porque ele irá ajuda-lo a vender mais
  • Por onde começar

O que é Inbound Marketing?

Muito tem se falado a respeito desta metodologia nos últimos tempos. Ela pode parecer complexa em um primeiro momento.

Porém, a ideia é que após essa leitura, você consiga compreender como ela pode ajuda-lo e que na verdade ela trás uma série de conceitos tradicionais do marketing, porém com aplicação ao Digital e de forma revitalizada.

Se pudéssemos resumi-lo em uma frase, diria que o Inbound Marketing é a um conjunto de técnicas que tem como objetivo atrair visitantes para um website e transforma-los em clientes e promotores de sua marca.

Algumas das técnicas utilizadas são:

  • SEO
  • Blogs
  • Marketing de conteúdo
  • Ebooks
  • Infográficos
  • Landing lages
  • Email marketing
  • Automação de marketing

Entre outras…

Quais são as etapas do inbound marketing?

Como toda metodologia, no inbound marketing também existe um processo. E este processo consiste em 4 etapas onde são agrupadas as estratégias e técnicas utilizadas.

Etapa 1: Atração

A etapa de atração consiste em trazer visitantes qualificados para seu website, pelo motivo de que um website sem visitantes não gera vendas, o processo de compra na internet, funciona de forma parecida ao tradicional funil de vendas, ou seja, se você procura vender para um grande número de pessoas, precisa ampliar a base de sua comunicação para um grande número de pessoas.

Técnicas mais utilizadas
  • Blog
  • SEO
  • Links patrocinados
  • Marketing de conteúdo

Etapa 2: Conversão

Agora que atraímos visitantes para nosso website, o próximo passo é desenvolver uma forma de captarmos informações relevantes sobre eles, transformando-os assim em leads, para que então possamos torna-los clientes da nossa marca.

Técnicas mais utilizadas
  • Materiais ricos
  • Landing pages
  • CRO (Conversion rate optimization)

Etapa 3: Relacionamento

Se você possuí um grande número de leads, o próximo passo é iniciarmos um relacionamento com estes leads com o objetivo de auxilia-lo com seus anseios e desafios, durante o processo de contratação da nossa solução ou produto.

Técnicas mais utilizadas
  • Jornada de compra
  • Criação de personas
  • E-mail marketing
  • Automação de marketing

Etapa 4: Vendas

A última e mais importante etapa do Inbound Marketing é a etapa de vendas, agora que atraímos visitantes, geramos leads e nutrimos estes leads, chegou a hora de vender para eles.

Afinal, apesar de utilizar muitos conceitos teóricos o Inbound Marketing é uma metodologia Prática, com foco objetivo em vendas.

Compreenda os estágios em que seus leads se encontram, e quais possuem um perfil mais próximo de seu cliente ideal e inicie um processo de entrega de oportunidades para sua equipe de vendas.

Técnicas mais utilizadas
  • Gestão de leads
  • Lead scoring
  • CRM
  • Técnicas de vendas

Porque ele irá ajuda-lo a vender mais

Algumas estatísticas do Inbound Marketing

  • O Inbound Marketing custa em média 62% mais barato que o Marketing Tradicional.
  • As chances de vender para um lead quente são 8 vezes maiores do que tentar vender para um lead frio.
  • Hoje, 93% dos processos de compra começam com uma busca online.
  • Cerca de 60% do processo de compra já está feito quando o consumidor entra em contato com o vendedor.
  • Apenas 3% dos leads estão prontos para comprar, é preciso nutrir estes leads de informação e qualificar seus interesses antes de tentar vender.
  • As empresas que fazem bem a nutrição de leads geram em média 50% mais vendas, a um custo 33% menor.
  • Empresas que priorizam manter um blog tem 13x mais chances de ter um ROI positivo.

Além disso, o Inbound Marketing também irá:

  • Aumentar o volume de oportunidades de vendas: Com um processo bem estabelecido para geração e nutrição de leads, a cada vez mais você conseguirá trazer oportunidades para seu time de vendas.
  • Facilitar o trabalho da equipe comercial: As oportunidades geradas através do inbound marketing, já tiveram contato com sua marca e sua solução, por consequência não estão frias. Desta forma a abordagem comercial acaba tendo conversões muito maiores e sendo muito mais amistosas.
  • Possibilitar um alcance escalável: Se sua empresa alguma vez já trabalhou com Field Sales, sabe a dificuldade em gerar escala a partir deste processo. O Inbound Marketing permite tornar o seu processo de vendas escalável, a medida que o funil é ampliado, ou seja, mais acessos, mais leads e mais vendas.

Por onde começar com Inbound Marketing

Se você chegou até aqui, no entanto não tem ideia de por onde começar a aplicar o Inbound Marketing em sua empresa, fique tranquilo.

Partindo para a prática, minha sugestão é: comece pela sua maior deficiência. no Inbound, ao começar pelo seu ponto fraco, você tem chances maiores de ter grandes resultados em curto prazo. Abaixo, confira 3 passos que vão ajuda-lo:

1- Analise seu funil de vendas

Comece realizando uma análise do seu funil de vendas. Desta forma, ficará muito mais fácil de encontrar onde está o problema, e os resultados serão virão de forma muito mais rápida.

Não é nada incomum, vermos uma empresa que possuí um tráfego baixíssimo em seu website, procurando aumentar as taxas de conversão, ou então, direcionando todos os seus esforços para um trabalho de e-mail marketing, com uma base de 100 ou 200 e-mails apenas.

2- Defina seus objetivos

Após analisar seu funil de vendas, as coisas ficarão mais claras, você conseguirá enxergar com facilidade onde é o ponto crítico. E agora é hora de definir os seus objetivos.

Vamos imaginar que este seja seu funil de vendas:

1.000 (acessos) > 30 (leads) > 10 oportunidades > 2 vendas

Nós temos algumas opções ai, aumentar a conversão de visitantes para leads, aumentar a conversão de leads para oportunidades ou de oportunidades em vendas.Na hora de definir nosso objetivo, procuraremos pela ação que trará o maior resultado com o menor esforço possível, assim, maximizando os resultados obtidos.

No exemplo acima, o ponto crítico, é a taxa de conversão de visitantes em leads, a qual esta em torno de 3%, muito abaixo do esperado para este volume de acessos. desta forma, um bom caminho seria a otimização da conversão e criação de pontos de captura e landing pages para aumentar assim a geração de leads.

3- Contrate uma agência

Caso sua empresa esteja pensando em aplicar o inbound marketing mas não sabe por onde começar (equipe, treinamento, capacitação, custo etc) uma boa pedida, pode ser encontrar parceiros qualificados para executar a estratégia.

A Midhaus é uma agência de Marketing Digital especialista em Inbound Marketing, que já ajudou diversas empresas a conquistarem resultados com marketing digital.