Como conquistar clientes fazendo marketing do jeito certo

Antes de mais nada, é importante deixarmos uma coisa clara.

Não existe uma fórmula mágica para conseguir mais clientes.

Se você veio até esse post esperando por uma receita de bolo, você pode ir embora agora.

Nada vai fazer você vender milhões da noite pro dia.

Para ter bons resultados, você precisa de uma estratégia consistente e que se baseia em um processo contínuo que envolve todas as áreas do seu negócio, de marketing até a gestão financeira.

Para começar, responda para si mesmo 2  questões fundamentais para avaliar o nível de maturidade do seu negócio.

  1. Questão: O meu produto resolve um problema que o cliente possui?
  2. Questão: Você já tem um modelo de negócios viável e lucrativo?

Essas duas perguntas não são simples de se responder, por isso eu não quero que você as responda agora, somente anote-as e reflita um pouco a respeito, tendo em mente que todo e qualquer produto ou serviço resolve uma dor que o mercado possui, e que para oferecer esse produto no mercado, você precisa fazer isso por meio de uma operação:

  1. Possível
  2. Lucrativa

Ou seja, aquilo que você pretende fazer precisa ser operacionalmente possível de ser realizado, e o resultado dessa operação precisa ser lucrativo.

Segundo philip Kotler, considerado por muitos o pai do marketing, marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas gerando valor e lucro.

Muita gente gosta de diferenciar o marketing tradicional do marketing digital, como se fossem duas coisas diferentes.

Porém, isso não é verdade. Marketing digital é simplesmente uma nova “forma” de se fazer marketing, mas não necessariamente é uma nova forma de marketing.

É simplesmente mesmo marketing, aplicado a uma nova realidade.

Marketing tem a ver com criar valor, o conceito de valor não mudou.O que muda é a forma como se gera valor!

Nós geramos valor por meio de canais de comunicação, antigamente essa comunicação era feita pelo carro de som, pelo panfleto, pelas páginas amarelas.

A diferença é que hoje a atenção das pessoas está em outros lugares e com isso, a comunicação também deve ser feita de forma diferente.

Pensando nisso eu vou trazer aqui 3 passos para que você consiga conquistar mais clientes fazendo marketing da maneira certa:

1° Esteja presente nos canais certos:

A primeira coisa que você precisa saber é que você precisa estar presente nos canais corretos.

Com isso você irá garantir que a sua mensagem e seu conteúdo chegue até seu cliente potencial.

O canal certo, é aquele onde o seu prospect está.  Ele pode ser o facebook, instagram, Youtube, Google, e-mail,  whatsapp. A lista é extensa.

Na hora de se comunicar, tenha em mente divulgar seus produtos e serviços não vai fazer ninguém comprar de você.

Se lembre que seu cliente está interessado em resolver seu próprio problema. Pessoas não comprar produtos, elas compram soluções e benefícios.

2° Alinhe seu discurso com a necessidade do seu cliente

Não é incomum vermos empresas oferecendo produtos e serviços para seus clientes sem antes realizar um “Mínimo” diagnóstico a respeito das suas necessidades.

Sabe aquela ligação do banco, te oferecendo um produto que você não precisa?

Isso acontece pois a empresa não se preocupa em alinhar o discurso com a necessidade do cliente. Oferecer a mesma solução para diferentes problemas pode ser a receita para o fracasso.

Antes de realizar uma oferta de vendas, se preocupe em entender qual é a necessidade do seu cliente. Acrescente uma etapa de “diagnóstico” ao seu processo comercial e se preocupe em entender quais problemas você pode ajudar a solucionar e veja se existe uma real necessidade pelo seu produto.

3° Conheça seu cliente (ou prospect) como a palma da sua mão

A base para qualquer empresa que queira conquistar mais clientes está no mantra repetido milhares de vezes: “entender e conhecer o cliente é a chave do sucesso de qualquer negócio”. O desafio é como executar esta tarefa.

É natural que sua equipe de vendas trabalhe mais em função dos seus próprios desejos e interesses do que o de seu cliente.

É preciso engaja-los com a visão de que ao priorizar as necessidades e os problemas do cliente, eles não só melhoram seus resultados, mas que terão um sucesso muito maior a partir da satisfação do cliente, que poderá ser revertida na forma de novas vendas e uma ampliação da carteira.

Tão importante quanto conhecer aquele que pode comprar seu produto, é conhecer aquele que não vai ou não pode comprá-lo. É muito comum empresários acreditarem que terão sucesso simplesmente por vender desenfreadamente, mesmo que para isso seja necessário empurrar produtos em quem não precisa deles.

Porém, um crescimento só é sustentável a partir do momento em que existe um fit entre a empresa e o produto e/ou serviço, e a chance de sucesso e satisfação do cliente é grande o suficiente para que ele possa se tornar um promotor da marca no futuro.

 

Livro: Como fazer sua empresa crescer