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Aprenda a fazer E-mail Marketing e não SPAM

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Você já deve ter se deparado com sua caixa de entrada, carregada de e-mails os quais você não gostaria de ter recebido certo? E-mails sobre assuntos que não são do seu interesse, vindo de empresas que você nunca viu na vida.
Muitas pessoas acabam confundindo o papel do e-mail marketing com o famoso “spam” ou vice e versa. Porém existem uma grande diferença entre essas técnicas: a permissão para receber ou não o e-mail com o conteúdo.
No SPAM, e-mails são enviados para centenas de pessoas de uma só vez, sem que elas tenham requisitado aquela informação, o que acaba se tornando incômodo, pois ocupa a caixa de mensagens dos destinatários com informações irrelevantes, gerando taxas de abertura baixas.
O uso dessa técnica pode gerar uma má impressão da empresa que a utiliza, uma vez que os donos das contas de e-mail se sentem invadidos e incomodados.
Já no e-mail marketing, ocorre o inverso. Ocorre um consentimento para que esse material seja enviado, gerando uma audiência interessada em receber seu conteúdo.
Além disso, os donos das contas de e-mail podem cancelar a inscrição na lista a qualquer momento, fazendo com que o usuário sinta-se livre para escolher, sem o incômodo do SPAM em suas caixas de entrada.
Agora que você já sabe a diferença entre os dois, nós separamos algumas vantagens que o e-mail marketing pode trazer para sua empresa para que você possa entender melhor como funciona essa técnica do marketing digital. Confira:

Vantagens do e-mail marketing:

Mais acessos:

Atrair visitantes para o seu site é uma tarefa trabalhosa. Produzir conteúdo de qualidade, divulgação em mídias sociais e materiais exclusivos podem levar tempo e bastante dedicação, que muitas vezes não garante que os visitantes irão retornar ao seu site. Para nos ajudar com essa tarefa utilizamos o e-mail marketing como uma ferramenta para aumentar a visibilidade do seu conteúdo.
Uma maneira simples e eficiente é enviar aos seus assinantes as famosas newsletters,  nelas você apresenta ao seu público o conteúdo do seu site, blog ou até mesmo informa novidades mais flexíveis, como novos serviços, alterações de programação da empresa, atualizações no mercado e promoções periódicas.
O e-mail marketing contribui para atrair novos visitantes, conquistá-los pelo conteúdo e torná-los mais dispostos a compartilhar posts e novidades nas redes sociais.
Mas para que isso ocorra com efetividade, é necessário que o conteúdo oferecido seja de qualidade e relevânte para quem o esta recebendo.

Mais conversões

Um dos grandes erros de empresas que utilizam o e-mail marketing como ferramenta para expandir seus negócios é a falta de acompanhamento.
Pesquisas indicam que até 80% do potencial de vendas  das campanhas de e-mail marketing é perdido devido a negligência de segmentação dos assinantes e acompanhamento das métricas.
Ter uma boa segmentação  de sua base de contatos é extremamente importante. É interessante separá-los por área de interesse, como conteúdos acessados, materiais baixados e posts compartilhados.
Assim, a tarefa de segmentação fica ainda mais fácil, pois podemos identificar os serviços que o assinante deve estar interessado e entregar mensagens e conteúdos com ofertas certas para cada tipo de cliente, aumentando as taxas de conversão, ou seja, suas vendas.
Além disso, algumas ferramentas permitem segmentar sua lista de contatos de acordo com a taxa de abertura de seu usuário, caso você queria enviar um determinado e-mail somente para um usuário que costuma abrir seus e-mails com frequência por exemplo.

Nutrir seus relacionamentos

Manter uma base sólida e um ótimo relacionamento com seus clientes é crucial para a evolução de qualquer empresas, e o e-mail marketing é um excelente ajudante neste quesito.
Com ele, é possível ter uma estratégia clara para a nutrição, através de e-mails automatizados e com uma ordem pré determinada, na forma de e-books, newsletters, divulgação de novos materiais etc, mantendo assim uma “conversa” e facilitando o  direcionamento de seus prospectos à futuras vendas.
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Como montar uma campanha de e-mail marketing de sucesso:

Forneça algo além das vendas!

É crucial fornecer informações interessantes e de qualidade para os assinantes do e-mail marketing, além do mais, ninguém gosta de uma caixa de e-mails cheia de propagandas, ainda mais sobre produtos e serviços que não estamos dispostos ou prontos para contratar.
Oferecer algo que vá além de promoções e propagandas para o nosso público torna ainda mais fácil criarmos um vínculo e ganhar a simpatia dos leitores, tornando mais agradável o recebimento de  emails, e ai sim, no momento certo, fazer com que ele esteja receptível ao envio de promoções e propagandas mas agora com muito mais chances de comprar.

Faça conteúdo relevante para seus leitores

É importante que os e-mails sejam atrativos para quem irá assinar a sua lista, por isso desde o início devemos mostrar para as pessoas o porquê elas devem fazer isso.
Mostre ao seu prospecto todas as vantagens que ele terá ao assinar a sua lista de e-mails: materiais exclusivos, ofertas apenas para assinantes, e-books, gráficos e informações construtivas para que ele entenda mais sobre os seus serviços e sobre as vantagens de contratar sua empresa.

Ofereça conteúdo exclusivo (e-books, infográficos e webnars)

Oferecer material exclusivo ou bônus é uma ótima maneira de atrair novos leitores para a sua lista. Ao receber um material diferenciado o leitor se sente especial, valorizado pela empresa e parte da equipe, por isso é de extrema importância oferecer algo que transmita valor para quem recebe esses e-mails.
Além disso, os materiais como e-books, infográficos, artigos e webnars são ótimas ferramentas para o marketing de conteúdo, elas contribuem para solucionar dúvidas de seus clientes potenciais e podem garantir ao seu site primeiras posições no google através de palavras contidas no texto.

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