Como gerar Leads B2B para sua empresa – 7 Dicas de Ouro

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Um dos pontos mais básicos de uma estratégia comercial de sucesso é a geração de leads.
O processo comercial funciona como um funil, se queremos fechar um determinado número de vendas por mês, precisamos gerar um certo número de oportunidades, e consequentemente de leads.
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Funil de vendas

O que são leads?

Leads são contatos os quais sua empresa possui uma informação que permite uma comunicação posterior, automatizada ou não.
Por exemplo uma lista de emails, telefones, ou até mesmo contatos no whatsapp. Estas informações permitem que sua equipe de vendas entre em contato mais pra frente e transforme estes contatos em oportunidades de negócio e posteriormente em vendas.

Porque investir em geração de leads?

Se você é gestor de uma equipe conhece bem o cenário: o mês está se encerrando, sua equipe de vendas ainda não bateu a meta e você não sabe mais onde encontrar oportunidades para seu time.
Isso acontece pois sua equipe utiliza formas não escaláveis para gerar oportunidades, como prospecção ativa, ou então todos os seus contatos chegam através de indicações e Networking.
Não há nenhum problema com ambas as técnicas, contudo, depender exclusivamente delas é algo extremamente perigoso.
Por isso, nossa sugestão é que sua empresa comece a procurar formas alternativas para geração de leads como o Inbound Marketing e com isso, consiga uma previsibilidade na geração de contatos, e consequentemente na receita.
Abaixo separamos algumas dicas para que sua empresa possa gerar mais leads e fechar cada vez mais negócios:

1- Desenvolva uma estratégia de marketing de conteúdo

O processo de compras está cada vez mais modificado, o que antes era um processo extremamente centrado no vendedor, hoje é cada vez mais consequência do interesse e do comportamento de busca do consumidor.

É o cliente quem procura por soluções para seus problemas e de sua empresa, e nesse caminho, encontra produtos e serviços que possam ajuda-lo. É muito possível que você, antes de chegar a este artigo, realizou algumas buscas e acabou parando por aqui.

E é aí é que entra o marketing de conteúdo, através de informações relevantes, você irá atrair clientes em potencial para seu website ou blog, e consequentemente mais leads.

2- Crie landing pages para seus principais produtos e serviços

Muitas empresas desconhecem a importância de uma boa landing page, uma landing page, é uma página sem interferências, com um volume muito reduzido de elementos, é uma única ação clara para seu visitante.

É extramente importante, caso seu objetivo seja gerar leads, que seus principais produtos e serviços sejam expostos em landing pages, para que suas taxas de conversões estejam dentro do esperado, com relação ao número de acessos.

Landing page resultados digitais
Exemplo de Landing page feita no RD Station

No exemplo acima, podemos perceber alguns elementos que são essenciais para uma boa landing page: Título claro e objetivo, explicando do que se trata. Área de captura em evidência, dando foco ao formulário de contato. Presenta de um call tô action (botão de ação) bem definitivo e direcionando o usuário a ação

3- Desenvolva conteúdo para ajudar seu mercado

Esta dica serve para as empresas que já estão iniciando uma estratégia de marketing de conteúdo. É extremamente importante que seu conteúdo ajude seu consumidor, ou seja, ele precisa ser relevante e educativo e para isso, existem alguns conceitos e ferramentas que podem ajuda-lo.

Primeiramente procure entender qual problema ou dor seu produto resolve, por exemplo: se seu produto é um software de para automação de pequenos varejistas, faça uma pequena lista das dores que podem levar um lead a procurar pela sua empresa, redução de despesas operacionais, aumentar o volume da empresa, vender mais, emitir nota fiscal, entre outros.

Feito isso, faça uma pequena análise do comportamento de busca desse consumidor, procurando entender quais são as etapas dá Jornada de Compra para seu produto ou serviço. Produza todo seu conteúdo com foco na dor de seu cliente, com isso você terá cada vez mais relevância e consequentemente irá gerar cada vez mais leads.

4- Compartilhe o material desenvolvido em grupos no LinkedIn

Grupos de LinkedIn são ferramentas que evoluíram muito de um tempo pra cá, diferentemente do Facebook, os grupos no LinkedIn possuem maior relevância e por via de regra um maior engajamento dos participantes. Encontre grupos relacionados ao segmento de seus clientes, solicite participação e compartilhe seus conteúdos.

Lembrando aqui que a dica 3 é Extremamente importante neste caso, seu conteúdo precisa AJUDAR seus prospects e não simplesmente parecer algum tipo de spam ou inutilidade no grupo. Vale lembrar que é necessário verificar a política e regras do grupo antes de compartilhar.

Grupos-no-linkedin
Exemplo de resultados para busca de grupos no linkedin

5 – Invista em campanhas de mídia paga

Uma das maneiras mais eficientes para promoção de conteúdos para geração de leads no B2B é a criação de campanhas e links patrocinados. As principais ferramentas utilizadas hoje no mercado são Facebook ADS e Google adwords.

Google Adwords

São campanhas de PPC (pagamento por clique) do Google, onde você “compra” determinadas palavras chaves e paga somente quando um visitante clica em seu anúncio.

A dica aqui é, compra palavras chave relacionadas aos seus produtos e serviços, assim como dos conteúdos produzidos e direcione os cliques para uma landing page com boa conversão

Facebook ADS

Enquanto o Google adwords funciona a partir da compra de palavras chave, o Facebook ADS funciona através dá exibição de anúncios para pessoas de um determinado grupo ou conjunto.

Por exemplo: imagine que você deseja veicular um anúncio para mulheres que tem interesse em máquiagem e cosméticos, você pode relacionar estes dois interesses no Facebook e direcionar anúncios em forma de banners (anúncios visuais) para esta audiência.

A dica é: crie anúncios visuais interessantes para promover seus conteúdos dentro da rede social, teste diferentes públicos, criativos e textos e não deixe de ficar atento ao seu Custo por clique e para a sua taxa de conversão em leads

6 – Tenha um bom planejamento de SEO

Já dizia o bom sábio, nem só de mídia paga vive uma empresa, neste sentido é extremamente importante que além das duas técnicas citadas acima, você também desenvolva uma estratégia de SEO.

SEO é um conjunto de técnicas e ações que tem como objetivo Otimizar sua empresa nos resultados de busca, existem diversas técnicas de SEO e é ele que irá garantir acessos frequentes nas suas páginas sem que seja necessário um investimento em PPC para isso. Comece a mapear quais palavras chave você gostaria de ranquear trabalhe para isso.

7 – Encontre o que funciona para você

Não existe receita de bolo quando se trata dá geração de leads para empresas B2B, tudo o que falamos aqui são apenas algumas dicas utilizadas em uma estratégia de Inbound Marketing para que você possa gerar mais leads.

Algumas podem não funcionar para sua empresa, bem como outras podem trazer um resultado absurdo. Teste possibilidades e descubra o que traz resultado para sua empresa.

Caso precise de ajuda com este processo e queira descobrir por onde começar a gerar novos leads, fique à vontade para entrar em contato com nosso empresa e solicitar um diagnóstico de marketing digital totalmente gratuito.