Como o marketing digital pode ajudar a minha empresa

Os avanços da internet estão provocando mudanças em vários setores e um deles é o empresarial. Você já ouviu falar em marketing digital? Consiste em um conjunto de estratégias de marketing que visam melhorar as vendas, consolidar a marca no mercado, valorizar a imagem da empresa e aprimorar o relacionamento com o cliente, mas tudo isso feito em plataformas digitais.

Entre as ferramentas mais usadas para a prática desse tipo de marketing, podemos destacar os websites e blogs das empresas, perfis nas redes sociais e até aplicativos que algumas desenvolvem para ficarem ainda mais próximas dos seus clientes.

Uma das principais propostas que o marketing digital trouxe para o mercado juntamente com os avanços tecnológicos é quebra de barreiras, espaço e tempo. O que isso quer dizer? Estamos constantemente online e inevitavelmente conectados.

Como isso se tornou tão benéfico para as empresas?

O tempo de resposta a um anúncio ou produto mudou, hoje, quase tudo se tornou instantâneo, possibilitando mudanças rápidas, aperfeiçoamentos de campanhas 24 horas e melhoras em sua segmentação. Coisa esta que não é possível em um anúncio em veículo impresso, por exemplo, onde os resultados são muitas vezes captados a longo prazo, sem dados exatos a respeito de retorno sobre investimento.

Por onde começar

Se você ainda não ingressou nesse setor, pode começar com a criação de um perfil para a sua empresa no Facebook. Você pode estruturar um site bem completo, com todas as informações sobre o seu serviço e, principalmente, com os contatos para quem se interessar.

Ao usar redes sociais, não se esqueça de monitorar as métricas, são índices oferecidos pelas próprias redes que mostram os horários de maior acesso; crescimento de curtidas e outros números que sintetizam o seu perfil.

Quando falamos da inserção de uma empresa no meio digital, costumamos pensar que o trabalho dever ser em um conjunto de plataformas e ferramentas, com o principal objetivo de conhecer, engajar e converter o maior número de pessoas realmente interessadas no seu negócio.

Vale ressaltar que uma equipe especializada para cuidar de cada área do seu Marketing online é fundamental. Especialistas saberão para onde e como direcionar o seu negócio de maneira viável financeiramente, de maneira que traga resultados sólidos a curto, médio e longo prazo.

Ferramentas para otimizar a sua marca no digital

E-mail Marketing:

O e-mail marketing também é uma alternativa bem interessante: envie e-mails para comunicar os clientes sobre uma promoção, um lançamento, sempre buscando torná-lo um meio de comunicação pessoal e direcionado.

Marketing de Conteúdo

É bom ressaltar que o marketing digital sempre deve ser acompanhado pelo marketing de conteúdo, ou seja, nada de fazer apenas propaganda, a melhor estratégia é usar a internet para divulgar informações interessantes e relevantes, que tenham relação com a empresa, mas que possam acrescentar algo para quem lê.

Esta é uma das principais ferramentas utilizadas para otimização, posicionamento e sim, para a construção de um relacionamento até que um leitor esteja preparado para se tornar um cliente.

Porque você deve começar hoje?

Retorno x Investimeto

Mas por que fazer marketing na internet? Primeiramente, pelo baixo investimento inicial: abrir um perfil em qualquer rede social é gratuito, você tem total autonomia para iniciar uma rede de compartilhamento, ofertas e conteúdo interessante.

Além disso, as ferramentas do marketing digital possuem um valor de investimento (custo por aquisição de cliente) abaixo do valor de mídias tradicionais, como rádio, tv e impresso. Estas ferramentas são capazes de nos oferecendo melhor segmentação de publico e efetividade nas campanhas campanhas.

Fortaleça a sua marca

A internet é o lugar ideal para você que quer desenvolver um novo projeto, que busca fortalecer a imagem de sua marca ou mesmo começar um negócio do zero. Nela você tem total liberdade para gerar valor em relação a sua empresa e construir uma ótima ou péssima reputação, isso só depende de você.

Além disso, são diversas as maneiras de realizar um trabalho com êxito, como ter um site bem elaborado, o desenvolvimento de conteúdo, uso de aplicativos, parcerias com outras empresas e muito mais. Isso tudo faz parte da construção de Branding (imagem da empresa), além de ser uma das principais ferramentas utilizadas para a conversão.

Obtenha maior alcance

Outra grande vantagem é o alcance: o mundo todo está conectado e isso inclui os seus clientes, portanto, você também deve estar.

Muitas empresas ainda possuem um conceito negativo sobre a presença de empresas no mercado online. A questão é que há espaço para todos. Se pensarmos em redes sociais, por exemplo, podemos encontrar pessoas que se interessam por compras, aquisição de serviços, cursos, aparelhos eletrônicos, e muito mais.

O ideal é pensarmos que o processo de compra mudou e que o primeiro contato com um produto ou serviço é feito através de uma pesquisa na internet.

Explore diversas maneiras de anúnciar

Na internet, você pode praticar o marketing viral, que é quando elabora um conteúdo (texto, imagem, audiovisual) tão interessante e criativo que os próprios internautas começam a compartilhar tanto que aquilo ganha uma proporção inimaginável!

Conteúdo variado também um ponto positivo para quem quer começar a praticar o marketing digital. Explore vídeos, fotos, posts, gifs e infográficos para entreter e se comunicar de maneira dinâmica.

DICA EXTRA: pesquise e pratique o SEM (Search Engine Marketing), é o marketing de busca dividido em SEO e links patrocinados, duas maneiras efetivas de anunciar online.

Esperamos ter esclarecido a maior parte das dúvidas de vocês. Até mais!