Como reformular seu website: o que você precisa saber antes de começar

  1. Neste post falamos sobre o momento de reformulação de um website e os principais pontos nos quais você precisa se atentar antes de iniciar a reformulação deste canal.

Muitas empresas iniciam um processo de reformulação em seu website sem antes avaliar quais devem ser as estratégias adotadas e quais critérios devem ser atendidos. Ou então, acabam resumindo todo o projeto de reestruturação simplesmente  ao design deste novo site.

Não que o design em si não seja importante, muito pelo contrário. Contudo é apenas um ponto a ser levado em consideração na hora de refazer o canal de comunicação da empresa na internet.

Precisamos deixar claro que deixar seu website “mais atraente” não é o que vai resolver os problemas da empresa quanto ao digital, tampouco vai trazer algum resultado se outros pontos importantes forem deixados de lado na hora de montar sua estratégia.

Neste post vamos entender o que deve ser levado em consideração na hora de reformular o site de sua empresa e por onde você pode começar para ter sucesso.

Qual é o objetivo do novo site?

Seu site precisa garantir que os visitantes consigam entender o que é a empresa e que tipo de solução ela oferece, mas além disso, muitas outras coisas devem ser levadas em consideração na hora de refazer o site.

Quais eram as taxas de conversão? Quais eram as páginas mais acessadas? Qual era a visibilidade dessas páginas dentro do Google?

Essas e muitas outras questões não podem ser deixadas de lado na hora de iniciar o projeto.

Tenha em mente quais questões o antigo site não atendia e quais eram seus pontos fortes. Estipule metas para o aumento de conversões e leads gerados em um determinado período de tempo. Isso com certeza irá ajudá-lo a entender se esta reformulação trouxe retorno ou não.

Esteja atento ao cronograma

É importante estarmos atentos ao cronograma de reformulação para que as demais ações de marketing não sejam prejudicadas (campanhas de links patrocinados) por prazos não cumpridos ou estendidos além do planejado, o que acontece normalmente quando não é dada a devida importância na hora de contratar um fornecedor.

Avalie bem na hora de contratar uma empresa para reformular seu website. Muitas coisas devem ser levadas em consideração, entre elas o portfólio e a experiência da empresa com o seu segmento.

Se um projeto possui muitas funcionalidades ou uma quantidade muito grande de páginas, talvez seja interessante estudar uma construção em módulos para quê versões mais simples e rápidas de serem ser publicadas e já comecem a trazer resultados para sua empresa.

O que não pode faltar na hora de fazer um novo site:

SEO

O Google leva em consideração mais de 600 critérios na hora de posicionar websites nos resultados de busca.

Em destaque temos a velocidade do site, a qualidade do conteúdo, exibição dispositivos móveis e a quantidade de links externos que o site recebe.

Além disso o SEO onpage, ou seja, a maneira como o código do site atende as regras do Google é um outro ponto que deve ser levado com bastante atenção.

O site exibe os seus meta-titles e meta-descriptions corretamente? As imagens possuem tags de título alternativo? A estrutura de links internos atende as necessidades do usuário?

Tudo isso pode e vai impactar a exibição do seu site nos resultados de busca de modo que todo o seu planejamento pode ir por água abaixo se o seu site não estiver bem otimizado para o Google.


Conteúdo

92% do conteúdo na internet é exibido na forma de texto, isso significa que o seu site pode ser extremamente bonito, mas se ele não trouxer conteúdo relevante e que desperta a atenção do visitante, ele irá fracassar.

AIDA = atenção, interesse, desejo, ação

Muitas vezes o visitante chegará em seu site após a procura de uma solução para um problema específico, e caso não a encontre, ele com certeza irá embora.

Além disso se o seu site só é encontrado a partir de sua palavra-chave principal, em muitos casos você estará perdendo oportunidades de trazer novos visitantes para sua página e construir uma audiência ainda maior.

E aí que entra o inbound marketing, uma metodologia que utiliza de conteúdo como ferramenta para atrair visitantes e transformá-los em clientes ao invés de simplesmente comprar sua atenção por meio de anúncios e outras formas de marketing tradicional intrusivas.

Conversão

Agora que você conseguiu atrair a atenção do usuário, chegou a hora de transformá-lo em um lead. Assim será possível iniciar um relacionamento com ele e futuramente conduzi-lo a contratação de sua solução.

Mas para que você consiga converter seus visitantes em lead é necessário que o seu site esteja otimizado para conversão.

Explore bem o uso de call to actions e explore formas distintas na hora de solicitar o contato de seu visitante.

Não se limite aos tradicionais fale com consultor ou solicite um orçamento. Experimente outras formas, ofereça conteúdos para download ou até mesmo períodos de avaliação e consultoria grátis.

Além disso tenha pontos de conversão muito claros em seu blog pois agora que o seu conteúdo atrai pessoas novas todos os dias você também não pode desperdiçar a oportunidade de transformá-las em contatos, não é mesmo?

Conclusão

Estes são os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de iniciar a construção de um novo website.

O objetivo final de qualquer investimento em marketing é conseguir retorno sobre investimento mas para que isso aconteça é necessário muito planejamento e acima de tudo, contar com profissionais qualificados para execução do serviço.

Além disso é preciso que as oportunidades geradas pelo novo site sejam convertidas pela sua equipe de vendas, para ajudá-lo a vender para os leads gerados através do site.

Caso tenha dúvidas a respeito da reformulação de seu website não deixe de entrar em contato conosco.