Conheça os principais tipos de clientes e saiba com atender cada um deles

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Você tem noção do quanto é importante para o seu negócio a forma como você atende o seu cliente?

Pesquisas já têm demonstrado que muitas vezes um atendimento de qualidade chama mais atenção do que o preço do produto!

Para um atendimento de qualidade sua equipe deve estar preparada para auxiliar todos os tipos de clientes e resolver problemas de forma personalizada.

Para que isso dê certo, é necessário que sua equipe identifique o perfil de cada dos clientes. Para lhe ajudar, listamos os principais perfis de clientes e algumas dicas infalíveis para lidar com cada um deles!

Ficou interessado? Então acompanhe esse conteúdo desenvolvido especialmente para você!

Quais são os principais tipos de clientes?

Cliente decidido

Quem é?

Esse tipo de cliente sabe exatamente o que quer. Possui conhecimento do produto e serviço e já deve ter pesquisado nos concorrentes. Talvez ele já esteja pronto para fechar o negócio. Então, aproveite!

Mas muito cuidado para não perder esse modelo de cliente, pois um simples deslize pode fazer com que ele desista e realize a compra no seu concorrente.

Como atendê-lo?

Primeiro, ouça o que o cliente tem a dizer e não tente concorrer em conhecimento com ele: ele já fez a pesquisa e entende do produto. Realize demonstrações curtas sobre o produto/serviço usando linguagem técnica. Seja prestativo. Deixe-o decidir qual é o momento de fechar o negócio.

Cliente indeciso

Quem é?

São aquelas pessoas que se sentem inseguras ao finalizar um negócio. Esse tipo de cliente se questiona quanto a sua necessidade em adquirir o produto, se o item é realmente o que ele procura ou até mesmo se o seu estabelecimento é mesmo o melhor local para ele finalizar a compra!

Como atendê-lo?

Você tem que ser paciente. Faça perguntas breves para descobrir o que o cliente está procurando. Deixe-o à vontade, mas se prontificando a atendê-lo. É bom que você lhe mostre as opções disponíveis utilizando todo o material de apoio à venda, como manuais, panfletos e folhetos.

E, então, no momento apropriado, cabe-lhe tomar pelo cliente a decisão de compra.

Cliente crítico

Quem é?

Sabe aquele tipo de cliente que está sempre insatisfeito? Que encontrou defeito em tudo? Sim! Estamos falando do cliente crítico.

Ele reclama de tudo e encontra problema nos pequenos detalhes! Ele está sempre pronto para exteriorizar suas opiniões de forma fundamentada ou infundada.

Mas você pode aproveitar as colocações para verificar erros ou falhas, e encontrar formas de melhoria dos produtos.

Como atendê-lo?

O fundamental é escutar o que ele tem a dizer e fazer as anotações. Seja paciente! Se possível mostre possibilidade de soluções aos problemas levantados por ele. Quando acabar, agradeça pelas críticas construtivas e se mostre aberto a atendimentos futuros.

Cliente negociador

Quem é?

Esse padrão de cliente entende de comercialização e quer sempre sair ganhando nessa troca.

Esse consumidor só vai finalizar a compra se perceber que de alguma forma ele está se beneficiando mais que os demais clientes.

Como atendê-lo?

Você deve ser atencioso com ele, respondendo aos seus questionamentos e apresentando sugestões. E mostre-se aberto a negociações, mas tenha limites, não ceda facilmente!

Cliente apressado

Quem é?

Sabe aquele cliente que tem a rotina corrida e, durante a compra, está sempre olhando para o relógio, demonstrando impaciência e agitação? Esse é o modelo apressado.

Como atendê-lo?

Você tem que ser paciente. E deve atendê-lo como se ele fosse um cliente “decidido”, você tem que ser rápido nas demonstrações, não perca tempo detalhando o produto, priorize apenas o essencial. Deve tratá-lo com objetividade e finalizar rapidamente o negócio.

Cliente sem pressa

Quem é?

Esse é o cliente metódico, que pensa 2, 3, 4 vezes antes de finalizar uma compra. Geralmente, são pessoas bastante detalhistas, que questionam tudo sobre o produto.

Como atendê-lo?

Para atender um cliente dessa categoria você precisa estar calmo, manter a paciência e demonstrar o interesse. Evite a demonstração de diversos produtos, para limitar o número de opções do cliente e evitar indecisão.

Esteja preparado para repetir as informações essenciais sobre o produto. E deixe que ele demonstre o melhor momento para finalizar a compra.

Cliente bem-humorado

Quem é?

Sabe aquela pessoa que está sempre animada e age de forma amigável, mesmo quando está com problemas? É o típico cliente bem-humorado.

Como atendê-lo?

Não tem dificuldade, basta você ser gentil e positivo. Mas saiba focalizar no atendimento e evite dar abertura para piadas.

Cliente comunicativo

Quem é?

Esse tipo de cliente geralmente é simpático e gosta de conversar. O problema é ele pode fazer com que o fechamento do negócio seja bem mais demorado, e assim retirando um precioso tempo que poderia ser utilizado para atender mais pessoas.

Como atendê-lo?

Seja cortês, e ouça-o atenciosamente, mas tente descobrir logo suas intenções de compra. Tente evitar assuntos não relacionados com o processo de venda. E, então, deixe-o vender para si mesmo, incentivando-o a discutir os méritos dos diversos produtos/serviços.

Vivemos cercados de pessoas com diferentes personalidades e estilos, o que não é diferente na hora de finalizar uma compra.

Cada um com seus problemas e suas especificações, mas no mercado de consumo todos tem algo em comum: são todos clientes!

Assim, se você quer ter um negócio de sucesso, é importante investir em uma equipe para realizar um atendimento ao cliente de qualidade, apropriado para os mais diversos tipos de clientes!

E aí, você conhece mais algum tipo de cliente que não foi listado aqui? Compartilha conosco!