Como saber se devo terceirizar o marketing?5 min read

O quão bom é tornar o marketing geral e o marketing de conteúdo terceirizado? Esta prática é ideal para sua empresa? Continue lendo e descubra.

Gerir um negócio consiste em tomar decisões difíceis o tempo todo.

Você, empresário, sabe como algumas escolhas podem mudar completamente os resultados do seu negócio, uma dessas decisões é a respeito de terceirizar ou não o marketing da sua empresa

É uma dúvida extremamente importante, pois a escolha errada pode te causar prejuízos e frustrações.

Como funcionam as empresas que prestam serviços de marketing digital?

O primeiro passo para saber se você deve ou não realizar a terceirização é descobrir como trabalham estas empresas.

“Elas são responsáveis por realizar a divulgação de seus serviços de forma profissional e estratégica para alcançar o maior resultado possível”.

Além disso, muitas oferecem em seu escopo, a criação de um planejamento estratégico da área de marketing, além de todo o suporte e consultoria necessários para execução de toda estratégia de comunicação do negócio.

Os serviços são definidos de acordo com os objetivos traçados. Em grande parte  podem fazer a divulgação por meio das mídias sociais, a manutenção de conteúdos, campanhas publicitárias, como as de outbound e inbound marketing, desenvolvimento de sites, análise de resultados, entre outras muitas possibilidades de acordo com cada perfil de negócio.

Fuja das agências tradicionais

Durante muito tempo, as empresas de marketing, mais conhecidas como agências de marketing, têm estado presentes no mercado oferecendo serviços que vão desde a criação de peças, até a construção de websites e portais.

O problema é que o modelo antigo das agências não têm se mostrado efetivo no contexto atual, isto porque as possibilidades oferecidas pelas plataformas digitais aumentaram, e muito, os horizontes para a realização de trabalhos com foco no retorno sobre o investimento (ROI).

Assessoria de marketing digital

Antes de analisarmos as possibilidade de que se é ou não bom terceirizar o marketing vamos ver duas possíveis formas de contratação.

  • Agência de marketing tradicional
  • Assessoria de marketing estratégico (Midhaus)

 

A primeira é o trabalho padrão das agências, fazem toda a análise do produto e dos negócios do cliente, traçam um plano e o executam.

A segunda é uma proposta de trabalho integrado, entre fornecedor (consultoria) e empresa, em que ambos trabalham juntos para alcançar o resultado esperado.  O responsável pelo projeto irá estudar a empresa, assim como no primeiro caso, também traçará um plano, mas tanto a empresa quando o cliente trabalharão em conjunto para alcançar o objetivo, terceirizando partes do projeto de acordo com a expectativa de retorno.

Vantagens do outsourcing

Termo originário do inglês que é usado no ambiente dos negócios para traduzir a terceirização, a contratação de serviços de outras organizações que não estão no escopo de sua empresa.

Quando não há arcabouço teórico e prático para executar o marketing é extremamente vantajoso realizar a terceirização.

Se você não possui habilidades para desenvolver as práticas necessárias, de certo o mais viável é delegá-las para quem a possa fazer.

Se há dúvidas se você deve ou não terceirizar o marketing, responda às questões abaixo

  • Eu possuo conhecimento de todas as ferramentas para realizar o marketing na internet?
  • Eu sei usar as ferramentas do Google e redes sociais, que são as mais comuns e importantes para uma boa divulgação de serviços?
  • Após traçar as metas eu saberei automatizar o marketing?
  • Conheço todos os termos e a linguagem essencial para a publicidade online e offline?
  • Consigo acompanhar os resultados e analisar as métricas?
  • Tenho equipe para realizar tudo o que planejo?
  • Sei por onde começar?

Se suas respostas foram “não” para cada uma das perguntas, a melhor escolha para você é o outsourcing.

Dependendo da dimensão da sua empresa, do trabalho que você deseja que seja feito, e se respondeu “sim” para essas perguntas, contratar uma assessoria pode ser o caminho ideal para você.

Quanto custa terceirizar o meu marketing?

Antes de responder a esta pergunta, tenha em mente que a própria proposta de terceirização tem como base a redução de investimento com relação a internalização dos processos.

De cara, sabemos que terceirizar os serviços de uma empresa de marketing é mais atrativo do ponto de vista financeiro do que manter os processos internos.

A segunda pergunta que você deve fazer é: quanto custa não terceirizar o meu marketing?

A quantidade de dinheiro perdido pode (e com certeza será) muito superior do que o valor investido.

O que eu preciso saber antes de terceirizar o meu marketing?

A primeira coisa que você precisa ter em mente antes de pensar em terceirizar o seu marketing é que nenhuma empresa fará o seu trabalho por você.

Infelizmente isso é verdade.

Se você imagina que ao contratar uma empresa de marketing os clientes simplesmente cairão na sua porta, infelizmente isto não necessariamente é verdade. Tudo vai depender de quão preparado o seu produto, e a sua empresa como todo estão para receber tal demanda.

Uma assessoria como a nossa será responsável por direcionar o marketing do seu negócio, porém este é apenas uma parte do problema. 

Contratando os serviços da Midhaus

Muitas são as possibilidades na hora de desenvolver um trabalho de marketing. Nós da Midhaus estamos à sua disposição para conversarmos sobre as melhores estratégias para você.

Para entrar em contato conosco é simples, basta acessar esta página e preencher os campos informados e pronto! Um de nossos consultores entrará em contato para definir qual é a melhor estratégia para o seu negócio.