Gerenciamento de vendas: uma ferramenta fundamental para qualquer negócio

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Você, empreendedor, quer obter o sucesso da sua empresa? Para isso entenda que é necessário investir no gerenciamento de vendas!
Você sabia que a área de vendas é a área onde se concentram as maiores tensões? Muito disso se deve ao fato de que o sucesso de sua empresa está ligado ao seu sucesso comercial e ao atingimento das metas.
Se você quer entender sobre o que é gestão de vendas e como aplicá-la a sua empresa, ou se você quer descobrir como otimizar a gestão de vendas da sua empresa, esse texto foi feito para você!

O que é o gerenciamento de vendas?

A gestão de vendas atualmente, não é só a condução das vendas, ela abarca todas as demais atividades conexas, como marketing, publicidade, pesquisa, distribuição, preços e produtos.
Assim, o gerenciamento das vendas permite organizar as metas através de planejamento, treinamento, liderança e gestão dos recursos da sua empresa.
Um gestor de vendas precisa ter uma visão holística de todos os processos da empresa.
Uma boa gestão de vendas é muito mais do que simplesmente traçar metas e “chicotear” sua equipe comercial em busca de resultados. O gestor de vendas precisa estar comprometido com as estratégias, trabalhando para que seu time performance mais utilizando menos recursos.

Quais os benefícios para a minha empresa?

Investir na gestão de vendas de sua empresa é essencial para promover o crescimento de seu negócio e para, consequentemente, aumentar o lucro!
Tenha em mente que, com o crescimento da empresa, a complexidade aumenta e problemas poderão surgir. Para contornar os desafios e os casos inevitáveis é necessária maior disciplina administrativa, treinamento e reciclagem da equipe.
Sim, os problemas poderão ocupar boa parte do tempo de seus administradores. Por esse motivo, investir no gerenciamento de vendas também contribui no treinamento da equipe para contornar os obstáculos do mercado de consumo e não deixar que os problemas atrapalhem a sua atividade comercial.

Como posso aplicar a gestão de vendas na minha empresa? Veja o passo a passo!

Veja o passo a passo para aplicar a gestão de vendas na sua empresa:

Passo #1: Faça um planejamento

Planejar é essencial para que as coisas deem certo.
Você precisa organizar seu pessoal de vendas e garantir o preparo deles. Assim, é primordial que você invista no treinamento de sua equipe de vendas.
Além das metas coletivas, estabeleça metas individuais, essas metas precisam estar muito claras para todos os envolvidos.
Tenha metas para os resultados finais (vendas e oportunidades), mas não esqueça de manter o foco nas metas operacionais.

Passo #2: Escolha um líder

É importante escolher uma pessoa competente para liderar sua equipe de vendas. O líder deverá se responsabilizar pelo cumprimento das metas e acompanhar o trabalho dos vendedores.
Lembre-se que a maior parte do sucesso da sua empresa está na competência de sua equipe! Uma liderança determinada e motivada, com certeza garantirá os resultados nas atitudes realizadas e mostrará eficácia em conduzir uma equipe equilibrada, bem articulada e estimulada.

Passo #3: Estruture a empresa

Você deve se preparar para o sucesso, analise as possibilidades de crescimento do seu negócio e estruture com antecedência sua empresa, foque nas projeções.

Passo #4: Selecione boas ferramentas

Para garantir o andamento da gestão de vendas, será necessário investir em boas ferramentas.
Com as ferramentas certas, a possibilidade de sucesso, de produtividade e eficiência será bem maior!

Quais ferramentas podem me ajudar no gerenciamento de vendas?

Até alguns anos atrás, programas de auxílio a gestão de vendas eram caros e complexos. Não era qualquer empreendedor que podia utilizá-los. Hoje em dia isso mudou.
Já existem sistemas online com preço acessível e de fácil acesso, confira alguns deles:

Salesforce

O líder de mercado, com mais de 100 mil empresas clientes. Foi o primeiro sistema na nuvem para gestão de vendas. Apesar de ser uma ferramenta completa, ainda é um pouco complexo, mas para contornar isso, eles fornecem atendimento e auxílio aos clientes, com site em português.

Agendor

O agendor é uma ferramenta brasileira que oferece opções para controle comercial de equipes de venda e conta com relatórios gerenciais detalhados e de bastante úteis aos empreendedores.

Pipedrive

Software criado na Estônia,  é o queridinho dos startups do Vale do Silício! Essa ferramenta gerencia o seu pipeline de vendas através de uma interface simples e intuitiva. E também conta com site e suporte em português!

SugarCRM

Esse software fornece gerenciamento de vendas, automação em marketing e suporte. Apesar de ser uma solução elegante e abrangente, só se torna viável para empreendedores de médio e grande porte.

Zoho

Plataforma indiana e com quase 20 anos no mercado. São softwares apropriados e relativamente baratos, fornecem uma visão completa do ciclo de venda e pipeline.
 

No fim do dia… O que esperar?

Dessa forma é importante notar que, no fim do dia, todos os esforços são voltados para garantir o lucro da empresa. Portanto, se resumem às vendas realizadas.
Por esse motivo, gerenciar essa área de forma eficiente é primordial para que isso funcione!
Lembre-se que o grande sucesso da empresa se dá na capacidade de sua equipe em perceber as oportunidades e agir no tempo certo, de se planejar e investir na satisfação do cliente. O fato é que, boa parte dessa tarefa, é de responsabilidade do gerente de vendas, já que é ele a mola propulsora dos negócios.
Portanto, se torna indispensável um gerenciamento adequado, que valorize a equipe de profissionais, que elabore metas necessárias e que não dispense a capacitação contínua. Com a iniciativa da equipe a empresa poderá alavancar, gerando resultados positivos com novos negócios e lucros!
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