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O marketing é um ponto fundamental de qualquer empresa, é por meio dele que nos comunicamos com nossos clientes em potencial, oferecemos nossas soluções, e compreendemos quais são os verdadeiros interesses de nossos consumidores.

Contudo, muito mais do que simplesmente ter uma conta nas redes sociais, o objetivo do marketing digital é estabelecer um relacionamento e uma comunicação direta e pessoal com seu público.

 Diferente das formas tradicionais de marketing, o marketing digital nos permite executar estratégias de retorno direto e em curto prazo, algo que é essencial para micro e pequenas empresas.

Neste conteúdo, iremos ajuda-lo a desenvolver uma estratégia de marketing digital voltada ao setor de turismo, para que você possa obter resultados práticos e aumento de vendas.

 

A nova forma de se fazer marketing

O que é marketing digital afinal de contas? Um novo tipo de marketing ou uma nova forma de se comunicar?

A Importância do marketing de conteúdo

A comunicação entre clientes e empresas tem mudado muito ao longo dos últimos anos. O processo de compra já não é mais o mesmo.

Diferente do que acontecia no inicio da década passada, quando pensam em planejar uma viagem, os clientes não mais buscam a ajuda de um consultor.

Isso porque, com a evolução da internet, as pessoas deixaram de receber informação passivamente, e passaram a buscar aquilo que lhes interessa, através de pesquisas e interações nas redes sociais.

Desta forma,o público busca informações que lhe interessam até o momento de realizar a aquisição de uma viagem, ou produto turístico. E é ai que entra o marketing de conteúdo.

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de geração de conteúdo relevante, com o objetivo de atrair, converter, e auxiliar o seu público alvo a se educar, ultrapassar desafios, construindo um relacionamento com sua marca no meio do caminho.

Imagine o seguinte exemplo: um casal de meia idade, que precisa escolher o melhor destino para passarem suas férias, contudo ainda estão em dúvida sobre qual tipo de viagem querem fazer.

Eles navegam pela internet em busca de, sugestões de roteiros de viagem e ali encontram um destino que faz sentido para seus perfis, e à partir dai começam a pesquisar a respeito deste local, e futuramente contratam um pacote para o mesmo.

Perceberam como o consumo de informações faz parte do processo de compra? Para que sua empresa possa se destacar com marketing digital, é essencial que ela produza conteúdo de maneira estratégica, com uma frequência correta e mais importante de tudo, que seja relevante para seu cliente.

Algumas dicas para começar:

Tenha um blog e publique com frequência

Construa um calendário editorial

Defina um perfil de cliente ideal

Explore diversos formatos de conteúdo

Conquiste seu cliente através das Redes Sociais

As redes sociais são hoje, uma das principais aliadas do setor de turismo, quanto a isso, não existem dúvidas. Contudo, apenas estar presente nelas não é mais o suficiente, muito mais que isso, é necessário estabelecer uma comunicação de via dupla, seja para canais de atendimento, para controle de qualidade, ou para promoção de novos serviços e produtos.

Em contra partida, muitas empresas tem depositado todas as suas fichas, no que diz respeito a aquisição de novos clientes, nas redes sociais, e isto pode ser bastante perigoso, quando se trata de um lugar onde você não é capaz de ditar as regras.

Frequentemente, o facebook lança atualizações que podem, de uma forma ou de outra, limitar o alcance de suas publicações ou anúncios, ou modificar completamente a forma como você se posiciona na rede.

Quando tempo seu canal pode durar?

Uma outra questão é que frequentemente surgem novas redes sociais, as quais podem, de uma forma ou de outra, roubar espaço e prejudicar drasticamente o desempenho de sua empresa, duvida? É só lembramos do orkut, e de como ele decaiu rapidamente após a chegada do facebook.

Desta forma, é fundamental que as redes sociais sejam principalmente, uma maneira de atrair tráfego para o seu site ou blog, e não sua principal forma de adquirir clientes.

Como iniciar uma estratégia nas redes sociais?

Saiba em quais redes seu público está

Pense em qualidade, não em quantidade

Seja ágil na hora de atender

Estabeleça uma frequência de publicação

Trace metas de resultados (vendas, leads)

Tenha um bom Website

Um bom website é parte fundamental do trabalho de marketing digital, ele é a principal fonte de informação sobre sua empresa na internet, alem disso, é através dele onde sua empresa dispõe as informações a respeito de seus produtos e serviços, e principalmente, gera contatos que poderão vir a se tornar clientes.

Por estes e outros motivos, ter um bom website é parte fundamental de uma boa estratégia de marketing digital, e para que sua empresa tenha sucesso através dessa ferramenta, é preciso estar atento as tendencias e alinhar a estratégia do site aos principais objetivos do seu planejamento de marketing digital.

Um bom ponto de partida é garantir que sua empresa tenha um bom website responsivo. Hoje, uma grande parcela da população acessa a internet através de celulares e smartphones, sendo que, este número aumenta drasticamente a cada ano.

"A Experiência Mobile é fundamental!"

Garantir que este tipo de usuário, tenha uma boa experiencia em sua página, é fundamental, e negligenciar isso é assumir uma certeza de redução em todas as taxas de conversão, e possívelmente nas vendas.

Além disso,  é muito importante que seu site tenha um bom design, simples, de fácil navegação e focado na conversão de contatos, ou seja, trabalhe bem os formulários e call’s to action nas principais páginas do site.

Dicas para um website de sucesso:

Tenha um website responsivo

Capriche no design

Tenha bons "Call To Action"

Otimize a velocidade de carregamento

Gere vendas com E-mail Marketing

Provavelmente você deve estar se perguntando neste momento, mas o e-mail marketing ainda funciona?

E a resposta para essa pergunta é ainda mais surpreende! Sim, o e-mail marketing ainda funciona, e mais do que isso, ele nunca foi tão eficaz e fundamental na estratégia de marketing digital das grandes empresas.

Estima-se que 91% dos usuários de internet possuam ao menos 1 conta de e-mail, e que acessem esta conta, de 1 à 3 vezes ao dia.

Faça e-mail marketing e não SPAM.

Fato este, que já adianta uma das principais características que diferenciam o e-mail marketing que funciona, daquele que não funciona.

O e-mail marketing que funciona, é feito para pessoas que aderem de forma natural a sua lista, pois possuem interesse em sua empresa, e nos conteúdos que ela produz. 

Por isso, nunca, jamais, compre uma lista ou trabalhe com contatos que não possuem um relacionamento com sua marca.

Um outro erro frequentemente cometido em muitas campanhas de e-mail marketing, está em veicular somente ofertas e divulgação de produtos, erro que acaba resultando em uma alta taxa de desistência em sua lista.

Suas campanhas de e-mail marketing devem educar seu cliente potencial, ajudando-o a solucionar seus desafios e a encontrar soluções para os problemas e dificuldades que enfrenta. Seja ela, decidir um destino de viagem, escolher o melhor destino, ou desvendar a gastronomia local.

Dicas para um website de sucesso:

Faça assuntos de e-mail matadores

Escreva conteúdos personalizados

Elabore campanhas de acordo com a jornada de compra

Não exagere na frequência de disparos

Invista na geração de novos leads

Monitore as taxas de abertura

Escale seus resultados com Automação de Marketing

Em muitos mercados B2C (Business to Customer), assim como o mercado de turismo, é muito comum que exista uma alta frequência de leads gerados, o que faz com que seja cada vez mais difícil administrar um número tão grande de contatos, tanto na hora de estabelecer uma comunicação, quanto na hora de realizar tarefas do processo de vendas (follow ups por exemplo). Esta surgiu como uma alternativa extremamente eficiente na hora de solucionar este problema.

Automação de marketing nada mais é do que, como o nome já diz, automatizar ações de marketing que antes eram feitas de forma operacional, como disparo de e-mail’s e envio de conteúdos.

Automação de marketing para empresas de turismo

Esta ferramenta é extremamente interessante para o setor de turismo, pois faz com que seja possível nos comunicarmos com um altíssimo volume de pessoas, sem que se perca a pessoalidade da comunicação e sem que tenhamos custos operacionais gigantescos e absurdos.

A principal forma de fazermos automação de marketing é utilizando softwares que possibilitam a criação de fluxos de automação e gerenciamento dos leads gerados.

Além disso, é indispensável que esta ferramenta possibilite uma boa segmentação da base de contatos, pois quanto melhor segmentada uma base, melhor tende a ser o resultado do trabalho de automação de marketing.

 

"Uma das maiores vantagens de se investir em automação de marketing para o setor de turismo, é a possibilidade de acompanhar e nutrir leads em diferentes estágios do processo de compra."

Leads que não estão preparados para compra, ou que não estão na etapa de decisão, podem, através da automação de marketing, serem nutridos com informações e acompanhados para que voltem no momento certo, e efetuem a contratação.

Seja ele alguém que ainda não decidiu o seu destino, mas pode receber informações sobre locais e cidades, ou alguém que ainda já montou até mesmo seu roteiro, mas só sairá de férias em 6 meses, e precisa ser acompanhado até lá.

Dicas para uma boa estratégia de Automação de Marketing

Invista em uma boa ferramenta de automação

Segmente sua base de leads

Acompanhe as métricas e realize otimizações

Crie gatilhos para avançar o lead na jornada de compra

#DicaBônus

Agora você já sabe quais são as principais ferramentas de marketing digital que você pode utilizar para fazer com que sua empresa obtenha cada vez mais resultados em marketing e vendas.

Uma boa estratégia de marketing digital é com certeza uma das melhores estratégias para sua empresa alcançar suas metas, gerar credibilidade para seus clientes em potencial e atingir o sucesso.

“Estar presente” não é mais suficiente, mais do que isso, sua empresa precisa ser reconhecida como referência na área em que atua, e para isso, precisa de uma presença digital sólida e que a posiciona como tal.

Clicando no link abaixo, você pode solicitar uma avaliação gratuita de sua estratégia de marketing.

 

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