Marketing digital para o setor de turismo

A internet é hoje a principal ferramenta de compra dos clientes do setor de turismo. Se a empresa não está presente no digital, é bastante provável que ela seja ultrapassada pela concorrência nos próximos anos.

Quando falamos de agências de viagem, a importância cresce ainda mais. A maioria das pessoas, antes de viajar, inicia seu processo de compra através da internet, seja pesquisando o destino, ou até realizando cotações.

Os sites que são mais facilmente encontrados nas buscas, costumam sair na frente de empresas que não possuem um bom posicionamento online, atrelado a isso estas empresas ainda possuem preços e ofertas muito acima do que a maioria do mercado das OTA’s e agências tradicionais consegue oferecer.

E mesmo para as empresas que desenvolvem algum tipo de trabalho na internet, é necessário estar atento para que todo o esforço e dinheiro gasto não vá por água baixo. Por isso, separamos estas dicas para ajuda-lo a se posicionar e ter sucesso com marketing digital.

1. Conheça seu público

Investir em marketing sem pesquisa dificilmente trará resultados positivos. Conhecer o público da agência é essencial para saber escolher desde os conteúdos presentes na internet até as plataformas a serem utilizadas. A partir disso, você poderá adequar os seus serviços ao público potencial da empresa e atrair novos clientes.

Qualquer ação, seja ela qual for, caso seja feita sem planejamento acarretará em mais dinheiro jogado pelo ralo. Por isso antes de iniciar uma comunicação, esteja bem certo de quem é sua audiência e o que ela quer ouvir de você.

Antes de disparar uma infinidade de ofertas, pense que talvez um conteúdo pode ser muito mais efetivo em avançar este cliente na jornada de compra.

2. Invista nas mídias sociais

A ideia aqui é bem similar, antes de vender para seu cliente potencial, é necessário construir um relacionamento com ele, baseado em engajamento e reciprocidade.

Alem disso, é importante estar atento a frequência de publicação, ela não deve ser nem tão baixa, e nem tão alta a ponto de incomodar. Contudo, não existe frequência ideal, faça testes e aprenda com seu público. Procure entender até que ponto sua comunicação continua relevante para seus seguidores e mantenha o ritmo e a consistência.

3. Dedique-se ao conteúdo

Apresentar um conteúdo relevante e que visa auxiliar o cliente na escolha da viagem é uma forma de atrair visitantes ao site da empresa e deixá-los mais perto dos produtos à venda.

Tente dosar os posts promocionais e os de conteúdos informativos, assim o cliente não se sente inundado por uma grande quantidade de propaganda. Você também pode utilizar técnicas de marketing digital para posicionar melhor o site nos buscadores escolhendo bem as palavras chave na hora de elaborar o conteúdo.

4. Utilize e-mail marketing com moderação

Na hora de enviar e-mails, seja cauteloso: muitas mensagens podem irritar o lead, fazendo com que ele não leia nenhuma delas. Vá aumentando sua frequência aos poucos, mantendo-se atento as taxas de descadastramento e abertura/clique como principais indicadores da performance de suas campanhas.

Procure informar sobre promoções, serviços ou dicas de viagem que realmente interessem o público, priorizando a informação ao invés de e-mails meramente comerciais.

Entendemos que com um planejamento bem estruturado, conteúdo de qualidade e investindo corretamente nas ferramentas que o marketing online nos oferece, é certo que o resultado será bastante positivo.