Marketing Digital para pequenas empresas

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Se você é uma micro ou pequena empresa, provavelmente vem sentindo na pele as dores que estão martirizando diversos negócios: recursos escassos, retração e insegurança. Mas como citamos no material “Como vencer a crise com marketing Digital” – O que faz a grande diferença entre você e seu concorrente em um cenário de crise, é à postura e decisões que serão tomadas a partir de agora. Uma situação de crise pode e deve ser aproveitada como oportunidade de se sobrepor aos concorrentes.

Com certeza um serviço de qualidade tem um potencial inovador. O que torna um negócio que além de rentável, pode ser motivador, de força capaz de “encher os olhos” de otimismo em uma sociedade opaca.

Com tudo, a situação fica um pouco diferente quando não somos mais apenas um observador e sim uma parcela do mercado de pequenas empresas que estão lutando para garantir o seu posicionamento e mostrar para o seu público que a sua empresa é a melhor escolha que ele pode fazer.

Porém, se a estratégia não estiver muito bem estruturada, seus esforços e gastos podem ser maiores do que o retorno sobre investimento, e seu navio pode acabar atracando no porto antes da hora.

É extremamente comum vermos, principalmente em cenário de crise e corte de gastos, empreendedores e empresas cessando seus investimentos em marketing e publicidade, o que não deixa de fazer sentido, em um cenário onde pouquíssimas empresas e profissionais de marketing conseguem provar ROI.

O que acontece afinal? Os investimentos podem estar sendo direcionados em canais ineficientes para o segmento, ou então o pode ser que não exista uma estratégia bem estruturada por traz dessa campanha.

A questão é que nenhum tipo de recurso direcionado ao marketing da instituição poderia ser considerado como um gasto, e sim como um investimento com garantia de retorno.

Como fazer isso? Essa tarefa se torna muito mais simples quando podemos mensurar os resultados em números exatos, o que o Marketing Digital nos permite através de diversas ferramentas, como Google Analytics, WebmasterTools entre uma série de outras.

Basicamente, todo e qualquer investimento em marketing digital, pode e deve ser mensurado para que o retorno seja provado.

Caso você ainda esteja em dúvida de como o Marketing Digital funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para sua empresa, separamos algumas dicas e vantagens que podem clarear suas ideias e decidir de um vez por todas usar essa ferramenta ao seu favor!

1- Atrair novos clientes e aumentar vendas

Considerando que somente no Brasil temos cerca de 94,2 milhões de usuários de internet segundo a pesquisa do Ibope Media, é improvável que o seu público não se encontre entre esses usuários, ou seja, existe dentro da internet uma gigantesca oportunidade de atrair e conquistar novos clientes.

Para que seja possível aproveitar todo o potencial de seu negócio na internet, é preciso saber lidar com as ferramentas e estratégias corretas, agindo com eficiência e precisão, alocando os recurso da maneira certa.

Outro fato que nos deixa em alerta é que, com a diminuição da distância entre empresas e consumidor que a internet nos proporcionou, significa que qualquer segmento já pode ser encontrado no meio digital, inclusive os seus concorrentes.

Aplicar o Marketing Digital é se dispor a utilizar ferramentas e estratégias que garantem ao seu negócio relevância, engajamento, trafego e por consequência ser encontrado nos motores de busca.

2- Ter precisão de investimento X retorno

O Marketing digital nos oferece métricas, com as quais podemos acompanhar os resultados com mais precisão, o que torna ainda mais fácil mensurar os gostos, preferências, hábitos e o que o seu público busca em seu site ou redes sociais, facilitando transformar um post, video, foto em redes sociais, e-mail marketing em leads, oportunidades e vendas.

3- Atinja um público com mais eficiência

O marketing digital tornou possível o direcionamento de esforços para quem realmente está interessado em seus produtos e serviços.

Ou seja, um canal de marketing “inbound” onde você consegue atrair seus prospects para seus serviços, já que eles estão buscando as soluções que a sua empresa pode oferecer.

Segmentar campanhas e medir esforços de acordo com região, interesses, público- alvo, datas, horários e faixa etária são as melhores maneiras de mensurar qual o seu CAC (custo de aquisição por cliente) e usá-lo de forma eficiente.

Nenhuma outra forma de marketing nos oferece tanta precisão e flexibilidade para alterações de campanha quanto a internet.

4-  Fidelize seus clientes com um tratamento personalizado

Pense comigo, se você faz exatamente o que as outras pequenas empresas do ramos fazem, qual seria o fator decisivo para um cliente escolher o seu serviço ao invés de seu concorrente?

Se você possui um diferencial em relação as outras empresas do seguimento, mas ninguém sabe disso, não faz diferença alguma para o seu público.

É preciso encontrar pessoas interessadas naquilo que você tem a oferecer e mostrar por quais motivos a sua empresa deve ser escolhida.

Para isso, é necessário encontrar quais canais seu público está presente e oferecer materiais exclusivos, interessantes e úteis para engajá-lo afim de consolidar um relacionamento entre cliente e empresa.

Uma das melhores maneiras para fazer isto é trabalhar com uma ferramenta eficiente do marketing digital, o “famoso” marketing de conteúdo. Neste momento você pode estar se perguntando: por que oferecer mais conteúdo? Será que o meu público “gosta de ler”? Que tipo de material?

Bom, dados nos mostram que 74% dos consumidores brasileiros pesquisam na internet informações sobre os produtos que pretendem comprar, o que eles encontram? Conteúdo!

Podemos considerar que sites que oferecem conteúdo de qualidade e útil a respeito de certo serviços praticam algumas das formas de marketing de conteúdo, afim de aumentar o trafego de visitantes, engaja-los com o conteúdo e em redes sociais, gerando maior visibilidade para a empresa e consequentemente o aumento de vendas.

5- Investir em Marketing Digital garante retorno a longo prazo

Caso você esteja investindo na mesma ferramenta que de divulgação que usava a 10 anos atrás (que provavelmente não é a internet) algo está errado.

Não estamos excluindo todas as outras formas de publicidade, porém, a internet nos oferece uma mensurabilidade muito maior do que qualquer outra mídia (veja o item 3 acima).

Pense que agora você poderá medir qualquer “movimento”, tornando a estratégia mais funcional e mais fácil de ser melhorada, oferecendo uma solução para equipe de vendas da sua empresa com maiores oportunidades e um orçamento reduzido, que por consequência trará resultados sólidos a longo prazo.

Para finalizar…

Entre todos os benefícios que o marketing digital é capaz de nos oferecer, a mensurabilidade, controle de gastos, investimento em um público interessado em seus serviços e estimativa de retorno sobre investimento são fatores cruciais para que os investimentos sejam efetivos e não apenas um “gasto”.