Marketing para restaurantes: como manter a casa cheia em qualquer época do ano

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Você provavelmente vai concordar comigo, manter a casa cheia o ano todo é um (p***) grande desafio.
Não é incomum vermos restaurantes e bares com preços que flutuam mais que boia de salva vidas da praia grande.
Tudo isso para conseguir equilibrar as contas e estabilizar o fluxo de caixa nos períodos de baixa temporada.
Não seria ótimo se você pudesse manter a casa cheia o todo, sem precisar abrir mão do seu preço ou de seu posicionamento?
Eu vou te afirmar, com a experiência de quem já atendeu mais de uma centena de empresas ao longo dos últimos anos, que isso é completamente possível.
Ao longo deste artigo, eu vou lhe contar como você pode fazer um marketing tão poderoso para seu restaurante/bar/pizzaria que com certeza irá garantir que sua casa esteja cheia (e reservada) por um período indeterminado.

A importância de uma boa presença digital

Uma coisa é certa, o mercado de restaurantes não é para amadores.
A concorrência é cada vez maior e uma empresa que não tem uma estratégia de comunicação matadora será passada para trás nos próximos anos.
Um bom marketing vai muito além de ter uma página nas redes sociais e fazer posts dia sim dia não.
Suas ações precisam ser cirúrgicas e direcionadas com precisão para seu público alvo, explorando e evidenciado os diferenciais do negócio e gerando valor para o cliente.

O processo de compra mudou

Qual foi a última vez que você foi a um restaurante? Você com certeza procurou recomendações e opiniões de quem já frequentou a casa, correto?
E aquilo que você encontrar pode influenciar (e muito) na sua decisão, certo?
Por mais que a venda em si não aconteça virtualmente, o processo de compra foi totalmente digital.
Essas transformações na jornada de compra dos consumidores têm tornado cada vez mais fundamental a construção de uma comunicação digital efetiva.
Não há mais espaço para ações amadoras,.não há mais espaço para falta de estratégia,  ou você muda, ou seu negócio vai falir nos próximos anos.

Posicionamento de mercado, como definir o seu:

Segmentação

O mercado está cheio de mesmices. Quando raramente surge alguma novidade, logo se vê que não passava de uma cópia do exterior.
Se você quiser transformar seu restaurante em uma máquina de vendas, você precisa investir em uma estratégia de posicionamento de mercado.
A máxima do posicionamento é a seguinte: Posicionamento = Segmentação + Diferenciação
Investir em marketing sem uma estratégia de posicionamento é como jogar dinheiro fora. Isso porque, quem tenta se comunicar com todo mundo, dificilmente irá se comunicar de forma excelente com alguém.
Da mesma forma, não adianta comunicar com o público certo e ter uma proposta de valor que é mais do mesmo.
Seu restaurante precisa de um público bem definido. Não tenha medo de ser específico! Pense a respeito de quem costuma frequentar a casa e vá além.
São casais? Onde estas pessoas residem? Quais são seus gostos e costumes? Como estas pessoas se vestem?
Procure investir em ações diferenciadas para este segmento de mercado, quando mais segmentada for sua comunicação, maior tende a ser o resultado dela.

Diferenciação

De que adianta definir um publico alvo, se para este mercado você não passa de mais um na multidão?
Pense na enorme quantidade de empresas que oferecem sucos e chás em shoppings centers; muitas não?
Pense na quantidade de restaurantes japoneses, hamburguerias, italianos e churrascarias que existem no Brasil, muitas não?
O diferencial é aquilo que faz a proposta de valor da empresa ser única, é um atributo pelo qual ela se destaca completamente de seus concorrentes, criando uma nova categoria de comparação.
Pense por exemplo, no cirque du soleil.
É um circo, certo? Porém a empresa trabalha seus atributos como ninguém.

  • Ambientação
  • Música
  • Tema

e muitos outros…
E o seu restaurante, quais são seus diferenciais? Experiência de atendimento? Menu? Preço? Ambientação? Música?

Estratégia de redes sociais, será que estou fazendo certo?

Agora que você sabe da importância de um bom posicionamento para seu restaurante, você precisa desenvolver ações para comunicar seu posicionamento para seu público alvo.
Para ter resultados de verdade, você deve esquecer o que você entende sobre redes sociais.
Muito mais do que fazer posts todos os dias e desejar bom dia para seus seguidores, sua comunicação precisa gerar valor, comunicar a essência do seu estabelecimento e despertar o desejo de frequentar o lugar.
É por isso que muitas vezes uma simples foto do prato chama muito mais atenção do que uma imagem cheia de efeitos e edições.
Além disso, cada vez mais as redes sociais têm restringido o alcance orgânico das páginas. O que tem aumentado a necessidade de se realizar anúncios e impulsionamentos para alcançar um número de pessoas relevante com suas publicações.
Longe de ser algo ruim, os anúncios nas redes sociais permitem que você realize segmentações poderosas, a plataforma de anúncios no facebook por exemplo, permite que você crie públicos baseado em poder aquisitivo, classe social, interesses, cargo, empresa em que trabalha e até mesmo selecione pessoas que têm se engajado recentemente com o seu conteúdo.
As possibilidades são imensas.

Gatilhos mentais, como e porque usar.

Gatilhos mentais são técnicas extremamente poderosas utilizadas com o objetivo de levar pessoas (clientes, fornecedores, parceiros) a tomarem decisões.
Um gatilho mental é uma técnica de influência.
Existem 3 gatilhos mentais extremamente poderosos para restaurantes, e se você ainda não os utiliza, você provavelmente está perdendo dinheiro.
São eles:

Escassez

O gatilho mental da escassez talvez seja um dos mais poderosos. Nosso cérebro tende a dar mais valor para certas coisas quando estas são escassas.
A Amazon percebeu que a partir do momento em que a loja passou a mostrar peças com baixa quantidade em estoque, as taxas de conversão subiram drasticamente.
Isso porque, os clientes agiram com medo da possibilidade de não conseguir mais comprar aquele produto em um futuro próximo.
Pense em como você pode aplicar isso em seu restaurante, por quê não evidenciar a quantidade de mesas disponíveis em uma noite cheia, por exemplo?
Ou então oferecer um desconto para as 20 primeiras pessoas que chegarem em um determinado dia da semana.

Urgência

O gatilho mental da Urgência está ligado ao fator tempo, onde existe um prazo limite para que a compra possa ser efetuada.
Um case muito interessante de urgência, é a Billabong Hour do restaurante australiano Outback, que oferece bebidas pela metade do preço até às 20:00.
Este gatilho promove um senso de urgência imenso, acelerando a tomada de decisão e incentivando os clientes a frequentarem o restaurante dentro destes horários.

Autoridade

As pessoas tendem a seguir orientações de quem elas consideram autoridade.
Neste sentido, se o seu restaurante se posiciona como especialista, ou autoridade em um determinado tipo de comida, você tende a influenciar pessoas de uma forma muito maior.
Mas tenha cuidado, apresentar-se como um especialista em algo que você não é pode ter um efeito totalmente contrário.
A rede de restaurantes madero, utiliza o gatilho mental de autoridade em seu próprio slogan.
Eles afirmam: “o hamburger do madero é o melhor hamburger do mundo!”. As pessoas passam a considerar esta afirmação e são influenciadas por isso.

Invista na experiência completa

Sua estratégia de marketing vai muito além do que você faz fora do seu restaurante, o nas redes sociais.Se você quer ter resultados duradouros você precisa entregar uma experiência completa!

Ambiente

Invista em um ambiente de qualidade, capriche no acabamento e pense na experiência como um todo: Iluminação, higiêne, música, temperatura; tudo isso deve ser pensado milimetricamente para entregar um resultado satisfatório para seu cliente.

Atendimento

Você pode ter a melhor estratégia de comunicação do mundo, se você não oferece uma boa experiência de atendimento para seu cliente, ele nunca mais retorna.
Tenha isso em mente e você terá sucesso.
Cuide do seu atendimento como você cuida de todas as áreas do seu negócio, não deixe que uma experiência ruim com um garçom freelancer estrague sua reputação, tenha um processo rígido de contratação e trabalhe sempre com profissionais qualificados e com perfil ideal.

Dica bônus

Cuidar de uma estratégia de marketing para seu restaurante está longe de ser algo simples. Ter apoio de profissionais qualificados é fundamental para se obter sucesso.
A Midhaus é uma assessoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas que já entregou sucesso a mais de uma centena de empresas.
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