Plano de marketing digital 2017 – Passo a passo para montar o seu

Introdução – Plano de marketing digital

Se você é responsável pela área de marketing de sua empresa, sendo você gestor, ou proprietário de uma empresa, este post deve ter chamado a sua atenção pois ano após ano, você enfrenta desafios na hora de estabelecer as ações de marketing digital que serão desempenhadas no próximo ano.
Muitas empresas, na hora de se lançar em uma estratégia de marketing digital, acaba fazendo isso sem qualquer tipo de planejamento, e as consequências disso são catastróficas, pois os objetivos com o projeto nem sempre são claros, tampouco as ações estão alinhadas ao sucesso do projeto.
Neste post separamos alguns passos para que você possa começar o seu plano de marketing digital  e obter resultados

Analise a situação atual da sua empresa

O primeiro passo é analisar a situação atual de sua empresa, ou seja, quais são os resultados obtidos atualmente a partir dos esforços empenhados. As taxas do funil de vendas são as métricas mais importantes do seu negócio, adaptado para o marketing digital, o funil de vendas pode ser dividido em 4 etapas:

Visitantes

O Número de acessos mensais do website da empresa.

Pontos a obersvar

  • Sua empresa possuí um blog? Se sim, número de visitantes do site
  • Sua empresa realiza campanhas de links patrocinados? (Facebook Ads, Google Adwords etc)
  • Número de visitantes totais do site
  • Quais são as fontes de tráfego? (Campanhas de links patrocinados, redes sociais, links de outros sites)

Leads

  • Quantos leads são gerados por mês?
  • Como estão as taxas de conversão das landing pages?
  • Qual é o custo por lead?
  • Quais ofertas ou fontes de conversão tem sido mais efetivas?

Oportunidades

  • Estamos usando estratégias para nos comunicarmos com os leads gerados?
  • Estes leads tem avançado no processo de compra a partir dessas ações?
  • Estas oportunidades tem sido entregue ao time de vendas da forma e no tempo certo?

Vendas

  • Os leads gerados pelo marketing tem se tornado clientes?
  • O processo de vendas está estruturado?
  • o custo de aquisição de clientes está dentro do planejado? (CAC)
  • As metas de venda estão sendo batidas?

Identifique os objetivos de marketing digital

Este passo é extremamente importante para sua estratégia. Com base nas condições encontradas na etapa anterior, defina os objetivos da sua empresa para este ano.
Abaixo, separamos uma lista dos objetivos mais comuns em uma estratégia de marketing digital.

Atrair visitantes

Caso o número de visitantes de seu site esteja abaixo do esperado, o seu objetivo pode ser o de atrair novos visitantes para seu website, neste sentido, algumas ações que podem ajuda-lo com este objetivo são: Começar uma campanha de mídia paga, Montar um planejamento de conteúdo, Criar um blog corporativo, entre outras.

Converter visitantes em leads

Agora que seu website possuí um número relevante de visitas, é hora de converter estes visitantes em leads, para isso, precisamos desenvolver algum tipo de oferta para que em troca, o visitante nos forneça suas informações (nome, e-mail).

Caso este seja o objetivo de sua empresa, um excelente ponto de partida é montar um calendário para a criação de materiais educativos, ou oferecer benefícios relacionados a seus produtos em troca de e-mail (como uma newsletter de desconto por exemplo)

Vender para leads

Captados os leads, é necessário entender em qual momento da jornada de compra ele se encontra e iniciar uma comunicação com estes leads para que eles venham a se tornar clientes e consumidores da sua marca.

Um dos pilares da nutrição de leads é a automação de marketing, e deve ser o ponto de partida para toda a empresa que busca vender para leads. Além disso, outras formas de se relacionar com estes leads são: E-mail marketing, Anúncios de Remarketing.

Colocando a mão na massa

Estabelecido um objetivo, é a hora de transformar este novo “projeto” em etapas e atividades dentro de um cronograma. Para então, atribuir responsáveis e prazo.

Mantenha também uma data fixa para analisar os resultados do projeto. Alguns pontos importantes de serem analisados são:

  • Taxas de conversão entre as etapas do funil
  • Páginas mais acessadas
  • Taxas de conversão das landing pages
  • Custo por lead
  • Custo de aquisição de clientes

Conclusão

O trabalho de marketing digital exige consistência, planejamento e experiência para a obtenção de resultados, entender estas questões é fundamental para garantir o sucesso de um projeto.

Caso tenha algum problema em elaborar uma estratégia de marketing digital para sua empresa, fique a vontade para solicitar uma avaliação de marketing totalmente gratuita com um de nossos especialistas.