Porque você deveria investir em marketing digital hoje mesmo!

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

A maneira de se comunicar e até mesmo de negociar mudou de modo imensurável nos últimos anos. O consumidor, que há algum tempo deveria procurar pelas suas demandas, hoje é o procurado.
No conforto de suas casas, 59% dos brasileiros confirmaram o que já era esperado: preferem realizar compras no ambiente virtual aos presenciais. Outra estatística também chama a atenção: mais de 78% dos consumidores do país, independentemente de onde finalizarão a compra, realizam comparações na internet (por meio de motores de busca, como o Google, por exemplo).
Com uma migração cada vez maior de consumidores, empresas e especialmente, de concorrentes para o mundo digital, é fundamental que a sua empresa também esteja lá. Com base nisso, confira a seguir alguns motivos pelos quais você deveria começar a investir em marketing digital hoje mesmo.

Esteja onde as pessoas estão procurando

Aqui fica a clara diferença entre o inbound e o outbound marketing.
Ao apostar no marketing digital (principal estratégia do inbound marketing) ou mais especificadamente, na internet e no potencial de suas ferramentas, a empresa poderá ser apontada como solução para o problema do consumidor a qualquer momento.
Isso porque na internet, o próprio ciclo de vendas é menos extenso – já que a ferramenta, por si só, oferta oportunidades já ‘embaladas’ de vendas.

Gaste tempo, não dinheiro

Estratégias de marketing digital pouco estão preocupadas com quanto você tem, em dinheiro, para investir. Por outro lado, elas estão atentas ao tempo que você dedicará a elas.
Quando em comparação a outras estratégias de divulgação da empresa, tais como publicidade ou marketing tradicional, o marketing digital sai muito mais em conta.

Tudo é mensurável

Diferentemente do que ocorre com o marketing tradicional, no digital, absolutamente tudo é passível de testes. Você pode mensurar uma campanha inteira nas redes sociais ou no e-mail marketing. Além disso, também tem controle das reações obtidas pelo público alvo a cada nova postagem no blog da empresa.
Sensacional, não é mesmo? Pois é: e espere até cada atividade se transformar em leads, em clientes potenciais, e por fim, em vendas. A partir de então, você saberá quais ciclos merecem ser repetidos – e quais podem ser descartados de sua estratégia de marketing digital.

Seus concorrentes estão mudando seus gastos

Uma pesquisa divulgada no final de 2015 alertou que 86% dos gestores de marketing estão mudando suas estratégias, sendo o marketing de conteúdo o principal foco deles para 2016. E aí, tem certeza que você fará parte dos 14% de empresas que ainda não migraram para a estratégia?

Melhoria constante

Neste quesito, voltamos ao assunto ‘mensurabilidade’. Se há mais de 20 anos você repete as mesmas estratégias para a divulgação do seu negócio, certamente, você já não sabe mais o que agrada (ou não) o seu público alvo.
Com o marketing digital, você poderá mensurar o que está dando certo ou não. Saberá quais campanhas são bem-vindas pelos clientes, ao mesmo tempo em que também estará a par das estratégias que eles não se identificam.

Preparar-se para o futuro

Para os que mantêm o pensamento em ‘o futuro está chegando’, devemos destacar que ele está mais próximo do que podemos imaginar. Além disso, o futuro é mutável: ele está em constante adaptação graças às novas tendências e tecnologias que surgem a cada instante.
Com os gestores de marketing se especializando cada vez mais, você já não pode mais ficar para trás.

É mais acessível do que o marketing tradicional

Veja só que interessante. Para atingir 2 mil pessoas, uma pesquisa apontou que o marketing tradicional precisa investir R$150 em campanhas de rádio, R$250 em anúncios no jornal impresso e R$500 em anúncios exclusivos para revistas especializadas em seu segmento.
Para chegar a esse público, a mesma empresa, com uma campanha de marketing digital, gastaria R$75 em redes sociais e R$50 em estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Já para ter o alcance de 1,4 milhão de pessoas em anúncios televisivos, o gestor de marketing gastaria R$142 mil reais. Para ter esse mesmo alcance na internet, o investimento total seria de R$23 mil. Só neste quesito, a economia é de 119 mil.
A conclusão você já sabe: o marketing digital é muito mais acessível do que quando em comparação ao tradicional.
E agora, será que você ainda precisa de mais razões para investir no marketing digital hoje mesmo?

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