Tendências de marketing digital para o setor de turismo

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

Introdução

A recente crise econômica que atinge o Brasil vem fazendo com que o número de turistas que buscam novas aventuras dentro e fora do País venha diminuindo.

Para tentar reverter esse quadro é preciso ter uma boa estratégia de marketing e oferecer a essas pessoas diferenciações que antes não eram vistas no setor.

O marketing digital, que já foi considerado um diferencial, hoje é um pré requisito para as empresas que buscam sobreviver no setor. Otimizar suas estratégias, construir autoridade e trazer informações relevantes e úteis para o consumidor final é primordial para se destacar e conquistar espaço em um mercado cada vez mais concorrido.

O desafio das empresas de turismo

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Contudo, é preciso investir com segurança, e escolher ações e campanhas que tenham uma melhor comprovação de ROI (retorno sob investimento), e neste caso, o marketing digital tem seu lugar de destaque.

Isto porque praticamente tudo pode ser mensurado dentro do ambiente digital, é possível acompanharmos o caminho percorrido por um usuário do momento da busca até a conversão em seu website e com isso compararmos os custos e as receitas geradas por cada ação e com isso extrair resultados cada vez melhores.

Além disso, o número de usuários na internet é cada vez maior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de brasileiros que tem acesso à internet já superou 51% da população e as redes sociais são boa parte dessa fatia de novos consumidores que o País vem descobrindo.

A Fundação Getúlio Vargas revelou também que o número de dispositivos móveis já ultrapassou os 240 milhões no Brasil, ou seja, mais de 1 dispositivo por pessoa e são eles a principal porta de entrada para o ambiente digital.

As tendências de marketing digital para o setor de turismo

A internet é um ambiente plural, que permite que pequenas, médias e até grandes empresas compitam em grau de igualdade e consigam assim se destacar, isso porque os investimentos são menores e as ações bem mais amplas do que a realizadas em ambientes não virtuais.

Abaixo, listamos algumas estratégias que sua empresa poderá utilizar

Marketing de Conteúdo:

Encantar e engajar. Essas são duas palavras obrigatórias no Marketing Digital e que podem te ajudar a aumentar suas vendas e clientes no meio digital.

O principal objetivo do marketing de conteúdo para o setor de turismo é mostrar para o público uma percepção positiva de sua marca ou negócio através de conteúdo relevante em diversas plataformas e em diferentes mídias, auxiliando-o a solucionar suas dúvidas e desafios no caminho até a compra de seu produto. Tudo para que seu potencial cliente te encontre e perceba o bom negócio que você tem a oferecer.

Por exemplo, uma agência de turismo pode criar conteúdo relevante a respeito de um determinado roteiro de viagens, oferecendo dicas sobre um determinado local, e lugares interessantes para se visitar, e por consequência, oferecer uma hospedagem ou pacote de viagens.

Diferente do que se acredita, conteúdo não se limita a criação de textos e e blog posts, então explore outras formas como: vídeos, ferramentas de planejamento de viagem, workshops, sorteios entre outras coisas.

Inbound Marketing:

o “novo marketing” é outra boa tática a ser usada pelas agências. Ele combina uma série de ações que buscam atrair seus clientes de forma não invasiva, e sim, permissiva ou seja, parte deles a vontade de te encontrar.

Esse modo de fazer marketing digital vem se mostrando cada vez mais eficiente. Isso porque ele consegue combinar baixo investimento, alto retorno e alcance massivo de pessoas de maneira agradável.

O Inbound Marketing se apropria de muitas das técnicas já utilizadas no marketing digital, entre elas: SEO, Marketing de conteúdo, Landing pages, Materiais de conversão (E-books, webnars, infográficos), e-mail marketing e automação de marketing.

Algumas estatísticas do Inbound Marketing:

  • Inbound marketing gasta 62% menos em cada lead gerado do que o marketing tradicional.
  • 50% das empresas que investem no Inbound Marketing relatam um custo menor gasto com cada lead.
  • 80% da equipes de marketing adotaram o Inbound Marketing como objetivo estratégico fixo das empresas.
  • Aproximadamente 75% das agências de comunicação estão usando o Inbound Marketing.
  • Equipes de marketing estão direcionando 34% de sua verba no Inbound Marketing. É 11% mais do que a verba direcionada para o Marketing Tradicional.

Estratégias de remarketing ou retargeting:

Outra tendência para o marketing digital no turismo é o remarketing. Uma ferramenta digital que permite que você traga de volta ao seu site, visitantes que já o tenham visitado, mas que passaram pouco tempo navegando ou que tenha feito apenas uma visita.

Com certeza você já deve ter visitado um website ou ecommerce e passou a ver uma sequencia de anúncios dos produtos os quais você visualizou, não é mesmo?

Isso acontece pois no momento da visita, seu navegador armazenou o que chamamos de “cookies” e são eles que permitem com que as ferramentas de anúncio saibam que você já visualizou determinado site e veiculem anúncios personalizados para você.

Caso você considere a estratégia de remarketing muito intrusiva, uma forma de deixar esta técnica mais sutil, é veicular seus anúncios para pessoas que já pertencem a sua lista de Leads e contatos, através de públicos personalizados.

Redes sociais:

Mais de 70% dos acessos realizados no Brasil são feitos por dispositivos móveis e a maior parte das pessoas acessa apenas suas redes sociais. Saber lidar com esse novo público, se posicionar da melhor forma com técnicas de SEO e ações assertivas fará com que você tenha ainda amais visibilidade online.

E o melhor, você também pode usar seu canal nas mídias sociais para vender mais e implementar técnicas de SAC 2.0

Ao investir nessas tendências você conseguirá:

  • Ampliar o alcance de sua agência no meio digital;
  • Atrair e converter um número maior de clientes potenciais;
  • Diminuir o seu custo de aquisição de novos clientes
  • Monitorar acompanhar e provar o retorno de todas as suas ações de marketing;
  • Aumentar suas vendas.

Gostou de nossas dicas? Não deixe de conferir este material que desenvolvemos sobre o setor de turismo na internet