Vendas na loja virtual: Dicas decisivas para ajuda-lo a vender mais

Flavio Bitencourt

Flavio Bitencourt

O desafio de vendas em uma loja virtual

Se você é dono de uma loja virtual, sabe que gerar vendas é um dos maiores (se não o maior) desafio na hora de gerenciar uma loja virtual.
São inúmeras as variáveis e métricas impactando seu resultado, desde origem do tráfego até mesmo a velocidade do site. Tudo é extremamente importante na hora de garantir que aquela visita irá se converter em uma venda.
Diante desse cenário complexo, muitas empresas tem fracassado em atingir suas metas, enquanto outras tem morrido na praia por falta de vendas.
Para ajuda-lo a fugir deste cenário e se diferenciar diante da concorrência, preparamos este conteúdo com algumas estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas em sua loja virtual, para que você consiga balancear suas ações e atingir resultados sólidos e duradouros. Vamos lá:

Estratégias para aumento de vendas em sua loja virtual

Google Adwords – Rede de pesquisa, Display dinâmico e Google Shopping

Investimentos em mídia paga são essenciais para um bom resultado em uma loja virtual, ter campanhas bem estruturadas dentro da maior plataforma de anúncios da internet é uma necessidade básica na hora de atrair visitantes qualificados e em momento de compra para sua loja virtual.
Apesar desse entendimento ser parte do senso comum entre os profissionais de e commerce, muitas lojas tem negligenciado produtos como o Google Shopping que hoje já representam mais de 35% das vendas do e commerce americano, simplesmente por acreditarem (pura intuição) que este sistema não funcionaria para seu produto. Se você ainda não utiliza esta ferramenta, saiba que muito provavelmente você esta perdendo dinheiro.
Alem disso, ferramentas como anúncios dinâmicos de display (muito utilizadas para remarketing de produtos), apesar de mais populares, ainda são deixadas de lado por muitas grandes lojas.

Otimização de conversão (CRO) para lojas virtuais

Metrificar, monitorar e otimizar a conversão de sua loja virtual deve ser uma atividade cotidiana de um gerente de e commerce, afinal de contas, você conhece algum varejista que fica sequer 1 dia sem mexer em sua vitrine? Não mesmo!
Procure utilizar ferramentas para mensurar as metas de seu website, aqui na Midhaus nós utilizamos o Google Analytics para monitorar cada uma das conversões de nosso website (página de contato por exemplo), e trackear todo o fluxo de conversão (páginas que o visitante visualizou antes de realizar uma conversão).
Dessa forma, conseguimos acompanhar a porcentagem de saída (quantos % dos usuários deixaram uma determinada página do fluxo) e com isso saber exatamente quais páginas precisam ser otimizadas ou não.
Procure testar todas as variáveis possíveis em sua página, desde copy até cor de CTA’s. Na hora de otimizar, é muito importante testar isoladamente cada um dos aspectos que influencia na conversão de seu site, para que você possa identificar qual mudança realmente trouxe um impacto positivo em suas taxas.

Gatilhos mentais

Já falamos de gatilhos mentais aqui em nosso blog, eles são uma ferramenta indispensável na hora de convencer um determinado usuário a tomar uma decisão dentro de sua página.
Urgência, escassez, autoridade e prova social são alguns dos gatilhos mais utilizados em lojas virtuais, e que com certeza trarão um grande impacto em suas vendas, mesmo com simples mudanças em seu site.
Procure oferecer descontos com prazo limitado para destacar a urgência da compra e limitar o estoque a poucas unidades para que o usuário perceba que restam poucas unidades (escassez). Alem disso, deixe a vista todas as avaliações de um produto, para que o gatilho de prova social seja acionado.

Marketing de conteúdo para e-commerce

Marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais tem se popularizado entre as lojas virtuais nos últimos tempos. Isso porque cada vez mais, tem que tornado indispensável que sua empresa se posicione como autoridade sobre aquilo que vende, mostrando através do conteúdo que domina o mercado em que atua.
Basta pensar que cada vez mais as pessoas não buscam na internet a respeito de produtos ou serviços, mas estão interessados em como solucionar seus problemas, desejos e angústias.
Alem disso, o marketing de conteúdo é um fator extremamente importante na hora de melhorar o posicionamento nos resultados de busca. O que significa mais acessos, que eventualmente trará mais vendas.

Geração de leads para e-commerce

E-mail marketing sempre foi peça chave para as vendas no e-commerce, porem aumentar a lista de e-mails nem sempre é tarefa fácil.
Ficar a mercê de ofertas tradicionais de conversão (como cupons de desconto e cadastros no site) nem sempre é uma boa pedida, principalmente quando o volume de acessos de seu site ainda é baixo, ou quando suas taxas de conversão (para estas fontes) ainda não estão tão otimizadas.
Ao atrelar sua estratégia de geração de leads ao marketing de conteúdo, você passa a utilizar materiais de conversão como ofertas para geração de novos leads.

Por onde começar?

Procure identificar quais ações terão maior impacto nos números de seu funil de vendas. Uma excelente ferramenta para calcular as taxas de conversão de seu funil e de quebra conseguir referencias para cada etapa é o Funil do Marketing feito pela Resultados digitais em parceria com a Contentools.
Com as taxas de seu funil em mãos, fica muito mais fácil entender onde estão os problemas e com isso decidir quais dessas estratégias começar a aplicar primeiro.
Caso você precise de ajuda com todo este processo, nós disponibilizamos abaixo um link para uma consultoria de marketing digital totalmente grátis!

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